A caminho do Brasil, velejador expõe imagem de N. Srª de Fátima na Igreja Matriz de S. Vicente

376

O velejador solidário Ricardo Diniz, que está a realizar uma viagem de fé entre Portugal e Brasil, vai aproveitar a sua estada em São Vicente para expor à contemplação e oração uma imagem de Nossa Senhora de Fátima na Paróquia de N. Srª da Luz. Esta peregrinação, que acontece no quadro do centenário das aparições de Fátima em Portugal e dos trezentos anos do surgimento da Nossa Senhora da Aparecida do Brasil, foi saudada pelo Bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes, que endereçou uma mensagem de esperança ao velejador.

Carlos Alhinho (filho), ponto focal de Diniz em São Vicente, explica que esta é uma viagem religiosa em que o velejador se faz acompanhar de uma imagem de N. Srª de Fátima, benzida no Altar-mor do Santuário de Fátima. “A imagem foi carregada a pé por Ricardo Diniz do Santuário até Peniche, numa distância de 100 quilómetros, de onde este deve embarcar hoje num veleiro rumo ao Brasil, via Cabo Verde. Quisemos que a estada nesta ilha não passasse despercebida, até porque há muitos devotos de N. Srª de Fátima. Por isso contactamos Dom Ildo, que endereçou um convite formal ao velejador para expor a imagem na Igreja Matriz”, explica Alhinho.

A ideia, prossegue essa fonte, é possibilitar aos mindelenses uma oportunidade de contemplar e orar para N. Srª de Fátima. Neste sentido, logo que chegar em São Vicente, Ricardo Diniz levará em mão a imagem até a Igreja Matriz. É impossível precisarmos o dia da chegada porque vai depender das condições do tempo, do mar e do velejador Ricardo Diniz. Mas, em princípio, será uma viagem de 10 dias, pelo que a previsão é de que desembarque nesta ilha nos dias 09 ou 10 de Dezembro”, acrescenta Carlos Alhinho, realçando que esta é a sexta vez que o velejador faz a travessia do Atlântico em missão. A primeira foi durante o Mundial de Futebol de 2014, também com paragem no Mindelo. Na altura, o velejador levou consigo uma garrafa com mensagens dos portugueses aos jogadores da selecção nacional de futebol.

Em São Vicente, o velejador português deverá fazer uma palestra na Escola do Mar (ex-Isecmar). Ricardo Diniz mostra-se ainda disponível para participar em outras actividades, nesta sua viagem de fé, cujo lema é “Fé, Paz e Amor”. De Cabo Verde, o velejador segue para o Brasil, mais precisamente para Salvador da Baía. A imagem vai ser entregue ao Arcebispo, que o vai deixar numa das igrejas daquele estado brasileiro.

Missão de Fé

Numa mensagem de vídeo postada na sua página oficial, o velejador explica que esteve alguns dias muito introspetivo porque esta é uma missão muito forte, pelos valores que representa. “Esta é uma viagem muito pessoal. É um projecto que desejei e que estamos agora a concretizar. Foi por isso muito importante para mim estar alguns dias em silêncio, em sossego e em introspecção com a minha família em terra, a aproveitar estes momentos antes de seguir viagem para o Brasil. Todas as emoções e toda esta viagem espiritual está a ser muito forte também para mim”, declara, realçando que, ao contrário dos outros projectos, neste não tem pressão de retorno, de patrocinadores e nem da imprensa. Também não tem pressa para chegar ao destino.

Constânça de Pina

(Visited 378 times, 4 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here