Cabo Verde é o 4º país mais endividado do mundo

1957

Cabo Verde é o quarto país mais endividado do mundo, atrás do Japão, Grécia e Líbano, de acordo com o Fórum Económico Mundial, citado numa reportagem publicado pelo jornal Público Espanhol. Esta revela ainda que, apesar da melhoria dos indicadores económicos, mantém-se os factores de risco em relação ao arquipélago, nomeadamente a valorização do dólar, o débil crescimento do arquipélago nos últimos cinco anos e a dependência da zona euro.

Diz a notícia que a dívida de Cabo Verde chega a 133,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). “A economia deste pequeno arquipélago africano caracteriza-se pelo seu fraco crescimento. Este tem sido o caso nos últimos cinco anos. Particularmente devido à sua alta dependência da zona do euro, que tem sido uma das áreas mais devastadas pela crise. Agora sua situação melhorou. Mas, do FMI, é alertado que uma dívida crescente, juntamente com uma valorização do dólar, conforme previsto pelos mercados, pode aumentar os fatores de risco”, lê-se no texto.

Entretanto, o caso mais grave é do Japão, país com uma dívida de 239 por cento do PIB, com um histórico no ranking do endividamento global. Conforme a reportagem, a dívida daquele país excede os 8, 9 trilhões de dólares. Em segundo lugar está a Grécia com uma dívida de 181,3 por cento e, em terceiro, o Líbano com 143,4 por centro do PIB.

Integram ainda o ranking das piores dívidas mundiais países como Itália (132,6% do PIB), Portugal (130%), Gâmbia (116%), Moçambique (115,2%), Jamaica (115%) e Singapura 112%). Já os 10 países menos endividados do mundo são Hong-Kong (o,1%), Brunei (3,1%), Estónia (9,5%), Arábia Saudita (12,4%), Botswana (13,9%), Rússia (17%). E ainda Kuwait e Nigéria (18,6%), Emirados Árabes Unidos (19,3%) e Argélia (20,4%).

Estas informações constam do Inquérito à Competitividade Global elaborado pelo Fórum Económico Mundial, instituição que reúne os principais líderes empresariais, políticos e sociais de todo mundo.

Constânça de Pina

C/Público.ES

(Visited 2.023 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here