Crianças mostram a sua visão do mundo subaquático no Museu do Mar

108

Quase três dezenas de crianças vão expor no Museu do Mar a sua visão particular do mundo subaquático, numa exposição artística que começa amanhã e termina no dia 17 deste mês. Os desenhos e fotografias mostram o resultado da experiência adquirida por 25 alunos do ensino básico de S. Vicente, que acompanharam a professora Nilza Ramalho em “missões exploratórias” do mar que banha o interior da ilha de S. Vicente. Primeiro aprenderam a nadar e depois a mergulhar, o que lhes possibilitou ver o que anda escondido no mar da baía do Porto Grande. Uma dessas “maravilhas” é o casco do navio Goíba, que foi torpedeado na primeira guerra mundial, facto que, segundo Ramalho, completa cem anos agora em 2017.

Todo o processo de ensino das crianças e as expedições ao mundo subaquático fazem parte de um trabalho de campo desenvolvido por essa docente, na sua tese de mestrado na área da educação artística. “Estou a fazer o meu tralho final de mestrado, cujo tema é o património cultural subaquático – o olhar da criança do ensino básico. Todos sabemos que vivemos rodeados de mar, mas boa parte da população cabo-verdiana não sabe nadar porque tem medo do mar. E esse medo tem sido repassado de geração em geração, quando devíamos era estabelecer um contacto mais estreito e mais cedo com o mar. A minha pesquisa mostra o papel que a educação artística pode ter nesse processo”, explica Nilza Carvalho, que vem acompanhando esse grupo de crianças de 8-14 anos de idade desde a primeira classe.

Nessa exposição, serão os autores dos trabalhos a contar ao público o que viram e o que aprenderam. Além das representações artísticas que elaboraram, as crianças vão falar com as pessoas sobre essa experiência que, segundo Ramalho, foi única. “Algumas delas nunca sequer tinham ido à Lajinha, quanto mais aprender a nadar. Hoje já sabem boiar e lidar com a água, o que é muito importante”, revela a professora, que teve o apoio dos docentes Guilherme Mascarenhas e Corrine Almeida nas aulas de mergulho.

Kim-Zé Brito

(Visited 129 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here