Delegacia de Saúde organiza caminhada em São Vicente contra a Diabetes

63

A Delegacia de São Vicente e a associação dos diabéticos realizam no próximo Domingo, 12 , uma caminhada para assinalar o dia Mundial do Diabético, que se acontece anualmente a 14 de Novembro. A marcha terá início na Praça Dom Luís a partir das 9 horas e segue em direcção ao Mercado de Peixe, percorre a rotunda da Fábrica Favorita, a zona da Torrada, prossegue em direcção à rotunda da Ribeira Bote, sobe a estrada de Vila Nova, desce para Delegacia de Saúde e termina na Praia da Lajinha.

Além da caminhada, a Delegacia da Saúde fará também uma abordagem dobre a diabetes e despistagem da doença em todos os Centros de Saúde em São Vicente e ainda uma feira na Praça Dom Luís. Recorde-se que desde 1991 que o dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde como dia Mundial de Diabetes. O objectivo é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes e travar o crescimento desta doença.

Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que, juntamente com o seu colega Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina, em 1921. Em 2007 esta data ganhou especial relevo. No ano prévio, as Nações Unidas reconheceram que a prevalência galopante da diabetes em todo o mundo constituía uma ameaça severa para as famílias, estados membros e para a população mundial. Por isso, 14 de Novembro passou a ser considerado um dia das Nações Unidas e a ser observado todos os anos, a partir de 2007.

(Visited 76 times, 2 visits today)