Democratas recuperam terreno: Bill Carpenter vence em Brockton

84

Os democratas conseguiram grandes vitórias nas eleições estaduais. O resultado foi possível depois de um ano de dúvidas e recriminações devido a eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos. A Virgínia é o exemplo da recuperação azul. O candidato republicano Ed Gillespie perdeu contra o democrata Ralph Northam: 53,9% contra 44,9%. No estado de Nova Jérsia, o democrata Phil Murphy venceu o republicano Kim Guadagno. O mayor democrata da cidade de Nova Iorque também foi reeleito confortavelmente. Sinais claros da onda azul que atravessou o país.

Os republicanos acordam esta quarta-feira num pesadelo e controlo total do Congresso, que será disputado dentro de um ano, pode estar sob ameaça. As baixas taxas de aprovação da Trump parecem tóxicas. E poderia ser muito mais difícil convencer os candidatos históricos a correr – e recrutar pessoas para corridas de lugares abertos – num ambiente tão difícil.

A Virgínia é o paradigma das vitórias democratas, sobretudo pelo facto de o candidato republicano ter encarnado todas as bandeiras e tácticas de Trump e mesmo assim ter falhado. Numa campanha marcada pelo debate sobre imigração, crime organizado ou até pela polémica da remoção das estátuas da confederação, Ed Gillespie acabou por ter uma derrota pesada.

“A Virgínia enviou uma forte mensagem de que a divisão ao estilo Trump – colocando pessoas contra as pessoas – não é o caminho da Virgínia. Essa não é o estilo americano”, disse o senador da Virgínia, Tim Kaine, na festa da vitória de Northam, citado pela BBC. Para além do Estado de Virgínia e de Nova Iorque, os democratas conquistaram ainda o cargo de governador de New Jersey.

Criolos eleitos

No estado mais “crioulo” dos Estados Unidos, o prefeito Bill Carpenter venceu a sua terceira eleição consecutiva. Este político, que tem forte apoio da comunidade cabo-verdiana, obteve 54,5 por cento dos votos contra o jovem político de origem cabo-verdiana Jimmy Pereira.

Moisés Rodrigues renovou o seu mandato de vereador, enquanto que em Fall River Jasiel Correia, 25 anos, foi reeleito Mayor. Na cidade de New Bedford, Brian Gomes voltou a conquistar a vaga de vereador. Já Tina Cardoso e Derek Barros, que disputavam os cargos de vereadores, não tiveram a mesma sorte e perderam os seus pleitos.

C/Público e The Enterprisenews.com

(Visited 98 times, 2 visits today)