FIFA e FCF em S. Vicente: “Adérito Sena” começa a receber “Tubarões-Azuis” em 2018

744

O estádio Adérito Sena vai passar a receber jogos oficiais dos “Tubarões Azuis” a partir do próximo ano. A garantia foi dada por Mário Semedo, presidente da FCF, durante uma visita efectuada ontem a S. Vicente, acompanhado de  Veron Omba, responsável das federações africanas junto da FIFA. Aliás, abordado por Mindelinsite, o próprio director do departamento de projectos de desenvolvimento da FIFA admite essa possibilidade, desde que o recinto desportivo receba obras de reforço da segurança, melhoramento das acessibilidades, dos balneários e da comodidade das equipas e do público.

“O estádio pode receber jogos internacionais, desde que for sujeito a algumas intervenções e passe a corresponder às exigências da FIFA”, salienta Veron Omba, que enaltece a abertura da Câmara de S. Vicente em trabalhar em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol e a FIFA para juntos resolverem os constrangimentos que têm impedido a disputa de partidas da selecção cabo-verdiana no piso do “Adérito Sena”.

Segundo o vereador do Desporto Anildo de Jesus, uma equipa técnica vai fazer o levantamento das exigências da FIFA e preparar as intervenções que, na sua óptica, não serão assim tão profundas, a ponto de provocar uma reconfiguração física do estádio. “Para começar, a relva está em condições, o que já é um aspecto importante. Teremos de fazer algumas melhorias ao nível da segurança, nos balneários, nas bancadas e tribuna, mediante as indicações da equipa técnica criada para o efeito”, realça o vereador. Segundo Anildo de Jesus, a autarquia mindelense começou a preparar o processo de internacionalização do campo com a anterior direcção da FCF, pelo que espera agora concretizar esse plano nesta nova presidência de Mário Semedo.

Semedo que, aliás, regressa à cidade do Mindelo um mês após a sua tomada de posse para dar corpo, como ele próprio diz, ao compromisso assumido na sua plataforma eleitoral de trazer os jogos da selecção para a ilha de S. Vicente. “Para mim é uma justa reivindicação de S. Vicente, por tudo aquilo que esta ilha tem dado e vai continuar a dar ao futebol cabo-verdiano. Devemos ter em mente que a selecção é de Cabo Verde, logo todas as ilhas têm esse legítimo direito”, realça Semedo, que levanta a possibilidade dos Tubarões-Azuis efectuarem um jogo no estádio Adérito Sena em Setembro ou mesmo antes. É que nesse mês Cabo Verde irá defrontar a África do Sul na fase de qualificação para a Copa Rússia-2018, o que pressupõe que uma das duas partidas programadas poderá acontecer em S. Vicente.

Mário Semedo, registe-se, veio à cidade do Mindelo acompanhado de Veron Omba com o intuito de mostrar a esse membro da FIFA os projectos que a FCF tem em curso nas ilhas de Santiago, Sal e S. Vicente. Nos três dias de estadia, esse representante do organismo máximo do futebol mundial já visitou os centros de estágio em S. Vicente e no Sal (em construção) e efectuou contactos com as autoridades municipais das referidas ilhas e tem programado para hoje à tarde um encontro com o ministério que tutela o desporto.

Kim-Zé Brito

(Visited 767 times, 4 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here