Grupos fazem show conjunto para abrir o Carnaval do Mindelo

1908

Os grupos oficiais do Carnaval de São Vicente e o Samba Tropical vão fazer no próximo dia 19 de Janeiro um show conjunto no Mindel Hotel para apresentar as suas figuras de destaque, enredo e música oficial. Esta é mais uma das ideias trazidas do Rio de Janeiro e visa promover a união das agremiações mindelenses, sendo o primeiro grande evento organizado pela Ligoc-SV (Liga dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente).

No show, que acontece em parceria com a Câmara de S. Vicente, os grupos alegóricos vão levantar um pouco o véu sobre o espectáculo que irão proporcionar ao público no sambódromo do Mindelo. Para tanto irão mostrar os respectivos casais Mestre-sala/Porta-bandeira, as Rainhas de bateria e a realeza ao som das músicas oficiais, num evento que marca a abertura oficial da festa da folia na ilha do Porto Grande.

“O Carnaval de São Vicente deu um pulo e começamos a pensá-lo de forma diferente. Desde o ano passado pensamos em criar a Liga e ela já está registada. Agora vai ser organizada a primeira actividade da Ligoc-SV. É um espectáculo, não só para apresentar as figuras de destaque dos grupos e a música, mas essencialmente para promover a união das agremiações”, explica Dirce Vera-Cruz, porta-voz do Vindos do Oriente, grupo que ostenta o título de campeão do Carnaval de São Vicente 2017. Segundo Dirce, apesar da concorrência no dia do desfile oficial, a união dos grupos do Carnaval em São Vicente é cada vez imprescindível tendo em conta a grandiosidade desta festa e os dividendos que ela traz para a economia mindelense e o turismo.

Mesma opinião tem Fatinha do Rosário, do grupo Cruzeiros do Norte, para quem o primeiro show organizado pela Ligoc-SV é importante para promover não só a convivência dos grupos, mas também dos foliões e todos aqueles que participam na festa do Rei Momo. “Será um momento de todos. Um show importante, porque a bilheteira reverte-se a favor dos grupos. É a primeira actividade da liga e estamos a pensar em realizar mais eventos em conjunto, principalmente um CD com todas as músicas do Carnaval, mas este projecto vai ficar para o próximo ano porque já não há tempo”, acrescenta Fatinha do Rosário. Conforme esta fonte, após o desfile deste ano será realizada uma assembleia-geral para eleição dos dirigentes da Liga dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente.

Enquanto isso praticamente todas as agremiações que vão desfilar no dia 13 de Fevereiro já escolheram as respectivas figuras de destaque, anunciaram os samba-enredos e iniciaram os trabalhos no estaleiro. No entanto, falta ainda conhecer a música do Monte Sossego. Por aquilo que os grupos já mostraram, o Carnaval 2018 promete superar as expectativas com uma disputa renhida entre as agremiações oficiais.

Carina David

(Visited 1.978 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here