Juventude em Marcha apresenta “Canjana” em três espectáculos em São Vicente

354

A companhia de teatro santantonense Juventude em Marcha, uma das mais conhecidas em Cabo Verde e junto da nossa diáspora, estará em São Vicente de 27 a 29 deste mês de Dezembro para apresentar o espectáculo “Canjana”, uma criação e encenação de Jorge Martins, que retrata com humor a fome que assolou Cabo Verde nos anos 40, com particular incidència na ilha de Santo Antão. A peça estará em cena no Centro Cultural do Mindelo, com início às 21 horas.

A peça passa-se na década de 40, com as crises cíclicas, secas persistentes que, agravadas com a IIª Guerra Mundial, fez com que o reinol abandonasse as ex-colónias portuguesas à sua sorte, entre as quais Cabo Verde fazia parte. “As sucessivas fomes impiedosamente atingiram as nossas ilhas e milhares de pessoas perderam a vida e foram atiradas, ainda vivas e outras tantas mortas para o fundo das valas, onde o regime salazarista de então ordenou que assim fosse”, lê-se na sinopse.

Mais tarde o barco “John Smith”, proveniente de uma Companhia Inglesa, como que mandado pela bênção Divina, encalhara na Praia Formosa com os porões recheados de mantimentos que serviram para alimentar a fome da popualçãõ. A felicidade viria a ser completada com a vinda da bendita chuva que trouxe bonança às ilhas de Cabo Verde.

(Visited 366 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here