“Moia d’atum” em S. Vicente – preço cai para metade

1469

O atum está a registar uma baixa de preço considerável em São Vicente devido ao aumento da captura desse tunídeo pelos barcos de pesca e botes artesanais que operam no Tarrafal de Monte Trigo. Há cerca de duas semanas que o Mercado de Peixe tem recebido várias toneladas desse tipo de peixe, o que provocou uma redução para metade do seu valor comercial.

“Neste momento o preço oscila entre os 220 e os 300 escudos quilo. Se alguém comprar um atum inteiro, o quilo pode chegar aos 220 escudos”, afirma Crisanto Brito. Conforme este “tratador de peixe”, o atum chega a custar seiscentos escudos o quilo quando escasseia, o que dá uma ideia da baixa do preço.

Por dia, o Mercado de Peixe de S. Vicente tem recebido em média três toneladas de atum para venda directa aos consumidores. Quantidade que, segundo Crisanto, desaparece em pouco tempo. Como explica, os utentes estão a aproveitar essa demanda para comprar atum, uma espécie muito apreciada pelos cabo-verdianos.

Para os amigos Hermes e Leidyr, a “moia d’atum” está a servir para driblar os dias de escassez de peixe no mercado municipal. Por estes dias, afirmam, têm encontrado trabalho para fazer, esventrando atum e garoupa.

(Visited 1.506 times, 1 visits today)