Mulheres sindicalistas em seminário sobre segurança social

47

A Comissão de Mulheres Sindicalistas realiza esta quinta-feira em São Vicente um seminário sobre segurança social, trabalho informal e doméstico. O encontro, que vai acontecer na sala multiuso dos sindicatos, será aproveitado para se eleger os coordenadores do sector informal em São Vicente e nos concelhos da Ribeira Grande e Porto Novo em Santo Antão.

Com este seminário, espera-se sensibilizar os trabalhadores do sector informal e os domésticos sobre os direitos e regalias que podem vir a usufruir por estarem inscritos no mecanismo da protecção social. Para o efeito, um palestrante vai explicar aos cerca de 40 participantes – incluindo cinco mulheres que vêm de propósito de Santo Antão para tomar parte neste encontro -, os benefícios de estarem inscritos no INPS.

“Vai tentar mostrar aos presentes que o pouco que pagam mensalmente ao Instituto é inferior aos benefícios para si mesmo, para os filhos e para a sua reforma”, refere Albertina Ferreira. Na mesma linha, um representante do Ministério das Finanças vai sensibilizar as pessoas para a importância da formalização dos seus negócios. “Vão ensinar as pessoas os passos para legalizarem os seus negócios. Também vão aprender a preencher os documentos para pagar os impostos e outros. Aos que não sabem ler, esta responsabilidade será assumida pela Comissão de Mulheres Sindicalistas”.

Tudo isso com o propósito de contribuirem para alargar a base contributiva do Sistema Nacional de Protecção Social, para além de dotar os trabalhadores do sector informal e doméstico de informações úteis para sua área de actuação, para a melhoria de suas condições de vida e para sua reforma.

Constânça de Pina

(Visited 49 times, 1 visits today)