Multidão ocupa orla marítima no Kavala Fresk Feastival

292

Milhares de pessoas ocuparam a orla marítima da cidade do Mindelo durante a tarde deste sábado e noite adentro para participar na 5ª edição do Kavala Fresk Feastival, evento que reúne famílias inteiras a volta de uma mesa para apreciar este peixe, que já teve fama de prato de pobre, mas que hoje é apreciado por todas as classes sociais. Frito, assado, fumado, estufado, em hambúrguer ou caldo de peixe, conforme a criatividade dos cozinheiros que sempre inovam e propõem novos sabores, comeu-se muita cavala neste festival.

Era por volta das 12h30 quando as pessoas começaram a descer, ainda que de forma tímida, para a baixa da cidade do Mindelo. E nem o sol forte, típico de um dia de verão, foi obstáculo ao desejo dos mindelenses de participarem neste festival. Para além do cheiro apetitoso da cavala que vinha das grelhas e frigideiras colocados nas barracas e tendas, outras actividades iam arrastando a multidão, umas vezes para o lado do Mercado de Peixe, outras para as imediações do Clube Sportivo Mindelense, para a Praça Dom Luís, Praça Nhô Roque e ainda para os lados da Karnavala, onde os grupos carnavalescos esforçavam para fixar a clientela com cervejas frescas, água de coco e muitas iguarias.

Havia programas para todos os gostos, mas também para todos os bolsos, casos por exemplo de uma exposição de pintura “Nôs Atlântico Poedia”, desfile Moda Kavala e Kavala ne Mei de Mar. Antes do Sol se pôr, Jennifer Solidade e Anisio Rodrigues subiram ao palco Karnavala para animar os presentes com música de qualidade. Do lado do mar, terminava uma corrida de bote, prova que atraiu muitas pessoas. Os participantes foram recebidos com fortes aplausos. Ganhar não era o mais importante, mas sim participar. “Estamos aqui para divertir, para comer cavala e para conviver”, disse um dos participantes, espalhando o espírito desta corrida e do evento de uma forma geral.

Do outro lado da rua, na Praça Nhô Roque, as crianças se divertiam no parque infantil, mas também no espaço Kidslândia. As filas para desfrutar dos brinquedos eram enormes, mas os meninos não se amuavam com a demora. Os pais, entre uma cavala e uma cerveja gelada, mostravam que o dia era para ser levado de forma descontraída e sem stress. No Centro Cultural do Mindelo, os restaurantes disputavam o espaço com os artistas, que se preparavam para apresentar a peça “Galozinho”. A hora do espectáculo se aproximava, mas ainda na porta alguns elementos do elenco vendiam bilhetes. As crianças iam arrastando os pais para dentro a sala de teatro.

Quanto à noite chegou, o número de pessoas na orla aumentou de forma vertiginosa. Todos queriam aproveitar os últimos momentos do Kavala Fresk Feastival e ainda apreciar mais uma cavala e outras iguarias. Mas havia também quem queriam jantar antes de voltar para casa, ao som de boa música que vinha do palco, que voltou a mudar de espaço, agora para a Praça Dom Luis, que recebeu os artistas Tito Paris, Kiddye Bonz, Gabriela Mendes e o conjunto Kings. A noite fechou-se com o Kavala Party, sob a responsabilidade do DJ Fatboy.


Constânça de Pina

(Visited 327 times, 1 visits today)