Presidente do IPC participa na 39ª Conferência Geral da UNESCO

33

O presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Hamilton Fernandes, participa a partir desta segunda-feira, 13, na Assembleia Geral dos Estados – Parte da Convenção para Salvaguarda do Património Mundial Cultural e Natural de Paris – 1972, que acontece a margem da 39ª conferência geral da UNESCO. O encontro, com duração de dois dias, vai acontecer em Paris.

Hoje, Hamilton Jair Fernandes terá um encontro com a equipa técnica do Centro Património Mundial da UNESCO, entidade que tem financiado vários projectos na Cidade Velha. No encontro será apresentado a carteira de projectos do IPC, bem como o desbloqueio financeiro por parte daquele organismo das Nações Unidas ao projecto “Manual Urbanístico Ilustrado da Cidade Velha, Património Mundial”, no montante de 32 mil dólares.

Hamilton Fernandes integra uma delegação constituída pela Secretária Executiva da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, Direcção Geral de Planeamento Orçamento e Gestão do Ministério da Educação e do Assessor do Ministro dos Desportos, para além do corpo diplomático de Cabo Verde, acreditando na capital francesa e, consequentemente, na UNESCO.

Já nos dias 14 e 15 a equipa vai estar na 21ª sessão do Comité Património Mundial e dos Estados partes da Convenção de 1972. O momento será aproveitado para votar a entrada de novos países no Comité Património Mundial, órgão decisório no que a inscrição dos bens na lista Património Mundial diz respeito, conforme a referida convenção.

Cabo Verde, refira-se é Estado Parte da Convenção para Protecção do Património Mundial Cultural e Natural de Paris 1972, tendo ratificado a referida convenção em 1987. Desde esta altura, o arquipélago comprometeu junto da UNESCO proteger e valorizar o património cultural e natural nacional, permitindo a sua transmissão às futuras gerações.

Nesta Assembleia Geral, Croácia, Finlândia, Jamaica, Casaquistão, Líbano, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, República da Coreia, Turquia e Vietname são eleitos novos membros – Estados Partes da Convenção. Para além da renovação dos órgãos, estão previstos encontros com a Unidade África do Centro Património Mundial e com representantes de países que manifestaram intensão de apoiar a candidatura da Morna a Património Mundial.

Constânça de Pina

(Visited 36 times, 1 visits today)