São Vicente recebe jornada para redinamizar diálogo da Rede Germe

30

Acontece esta terça-feira no Mindelo uma Jornada Germe, no quadro do Programa de Apoio à Estratégia Nacional de Criação de Emprego em Cabo Verde (PAENCE/CV), executado pela Organização Internacional de Trabalho (OIT), e pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD).

Este encontro tem por objectivo capacitar jovens e mulheres em matéria de gestão de pequenos negócios com vista ao auto-emprego. Durante o dia de hoje, vai-se redinamizar o diálogo com os actores da Rede Germe com vista o fortalecimento da sua capacidade de intervenção, mas também para o funcionamento da rede, explica Dinastela Curado, coordenadora do PAENCE-Cabo Verde e expert nacional da OIT.

Aos participantes – formadores e instituições parceiras – vai ser dado a conhecer a “Rede Germe em Cabo Verde: criação e evolução”. Vão ser apresentados o relatório sobre a cartografia dos beneficiários da rede, a Plataforma Germe, os novos materiais e discutir a sua continuidade, qualidade dos produtos, apropriação, procedimentos, de entre outros.

No período de tarde, vão ser apresentados os trabalhos de grupo, haverá uma intervenção via Skype de um representante do Germe Internacional e a difusão experiência Germe em outros país. Antes do encerramento, que será presidida pela directora Geral do Emprego, será elaborado o plano de acção e criado uma comissão para renovação dos órgãos.

O Germe, refira-se, é uma metodologia de formação da OIT, destinado aos actuais e potenciais empreendedores, utilizada em mais de 80 países – 18 deles africanos -, traduzido em mais de 40 línguas. É constituída por três módulos formativos: escolha a sua ideia de negócio, elaboração do plano e desenvolvimento do negócio. Esta rede foi lançada em Cabo Verde em 2011, sob a responsabilidade da OIT para tentar melhorar o desempenhos das micro e pequenas empresas, através da transmissão de conhecimentos na área da gestão.

Constânça de Pina

(Visited 31 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here