IV edição do Cabo Verde Fashion Week traz a Mindelo nomes da Moda Internacional

576

Nomes da moda internacional, principalmente da Lusofonia, vão participar na IV edição do Cabo Verde Fashion Weeek que acontece de 18 a 20 de Janeiro em São Vicente. Organizada pela agência Ilhéu Fashion, que completa neste ano o 10 aniversário, esta academia de moda terá como palco o Centro Nacional de Artesanato e a Praça Nova e pretende ser mais um “selo” da cidade do Mindelo para ajudar a promover a marca Cabo Verde.

Segundo Hernani Moreira, do Ilhéu Fashion, o evento acontece às vésperas das comemorações das Festas de São Vicente, patrono da ilha, precisamente para entrar nas actividades comemorativas, mas também porque a Ilhéu Fashion escolheu a cidade Mindelo como a sua casa. São três dias dedicados à moda com participação de estilistas de renome internacional e criadores nacionais que vão partilhar os saberes e experiências sobre o mundo da moda e do showbizz relacionado a esta área.

O primeiro dia vai ser dedicado a propostas de jovens criadores como Mozer Lima, que chega da ilha do Sal, e residentes no Mindelo como Yuran Morais, e Vanessa Monteiro que, além de apresentar a sua colecção de 2018, vai ministrar workshops sobre design de moda.

Os outros dias serão dedicados aos estilistas internacionais já com trabalhos no mundo da moda, entre os quais os angolanos Adelino Fernandes, que tem uma experiência de 20 anos, Ana Loyd, considerada uma estilista versátil, e Avelino Nascimento com a marca “Me Sente”.

Para além disso, marcará presença o cabeleireiro brasileiro residente em Portugal Karlos Wendell, que dará um wokshop sobre penteados, a agência Karater, uma das mais renomeadas de Lisboa e que lançou o modelo moçambicano, Fernando Cabral, e a cabo-verdiana de Santo Antão, Josi Monteiro que foi imagem da Benneton.

No Cabo Verde Fashion Week a Karater vai-se responsabilizar por uma oficina de noções de passarelas, de coreografia e de agenciamento. E ainda uma formação de Make Up (maquilhagem) com Jonathan Lins, especializado em maquilhagens para noivas, moda, publicidade, direccionado ao público que quiser saber sobre a auto-maquilhagem e as tendências.

A grande aposta desta edição do Cabo Verde Fashion Week é a formação, porque o objectivo, segundo Hernani Moreira, é ir à procura de jovens que queiram aprofundar os seus conhecimentos sobre o conceito de moda, exactamente num momento em que as universidades cabo-verdianas começaram a oferecer cursos ligados a essa área.

Entretanto, apesar dos 10 anos de existência da Ilhéu Fashion e da 4ª edição do evento, Moreira diz que o problemas financeiros para realizar este certame persistem, principalmente na cidade do Mindelo onde não há grandes instituições dispostas a apoiar ou porque a moda ainda não entrou no marketing dessas instituições e o investimento é canalizado para a música e outras formas de arte.

Relativamente à criação da agência Ilhéu Fashion, Hernani Moreira afirma que durante estes dez anos as acções feitas pela agência procurou essencialmente incutir nos jovens cabo-verdianos um conceito de moda mais profissional e o showbizz, num país em que a importância da indústria da moda é ainda descurada. “Há quem diga que nós somos pioneiros. Mas mais que pioneiros somos batalhadores em querer trazer para Cabo Verde tudo aquilo que é o charme, o glamour da moda, sempre procurando dar mais profissionalismo nessa área, apesar de que neste país as pessoas não pensam que a moda é uma indústria”, refere.

E é nessa lógica que há três anos, em 2015, fizeram em São Vicente uma Academia com o objectivos de fazer cinco jovens aproximar-se da moda, com outra visão e conceitos muito mais alargados de forma a usar a beleza para a indústria das roupas, dos calçados e dos acessórios. Antes, em 2014, realizaram também o Ilhéu Top Model para procurar faces e perfis que pudessem adequar às exigências de mercado internacional com resultados positivos tendo já colocado novas caras a trabalhar na moda além-fronteiras. A última edição do Cabo Verde Fashion Week aconteceu em 2013, e agora, depois de um interregno por motivos de saúde do director do Ilhéu Fashion, regressa a Mindelo com a premissa de trazer expoentes da moda internacional e posicionar a marca Cabo Verde levando-o a outros pontos da moda.

Carina David

(Visited 595 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here