Vindos do Oriente inaugura sede/casa do Carnaval em São Vicente

275

O grupo, campeão do Carnaval 2017 em São Vicente, inaugurou ontem em Mindelo a sua sede. Trata-se de um espaço que vai funcionar como uma Casa do Carnaval aberto ao público e que alberga uma exposição de trajes, memórias do grupo e tudo o que se encaixa no conceito sãovicentino de celebrar a festa do Rei Momo.

A sede do Vindos do Oriente será também um ponto de atracção turística, porque vai permitir a entrada de estrangeiros que queiram conhecer um pouco da história do Carnaval mindelense e da própria agremiação. Mas mais do que isso este espaço, segundo Josina Freitas, membro da direcção do Vindos do Oriente, é uma casa para todas as agremiações e dos dinamizadores do Carnaval de São Vicente.

O objectivo não é só marcar uma nova viragem na vida do grupo com a inauguração desta sede, mas também incentivar para uma mudança a nível local.Ou seja é a sede do Vindos do Oriente , mas é a casa do Carnaval do Mindelo”, disse a responsável.

Conforme a vice-presidente do VO a abertura da casa é a materialização de uma ideia que o grupo está a trabalhar há muitos anos. Esta sede, diz, será um espaço em permanente construção que surge para colmatar a falta de um local para guardar as alegorias, que são verdadeiras obras de arte, mas também que possa mostrar como se faz Carnaval em São Vicente. “Acreditamos sempre que este é um trabalho árduo que tem de ser desenvolvido por todos nós. E estamos a trabalhar com o objectivo de dar o nosso contributo para que São Vicente seja cada vez mais reconhecido como uma ilha com todas as características e que tem dado ao longo desses anos todos o seu contributo para uma economia desenvolvida a nível do turismo cultural”.

Quanto aos preparativos para o Carnaval 2018, Josina Freitas afirma que decorrem a velocidade de cruzeiro e os trabalhos nos estaleiros já arrancaram. Já os ensaios começam no dia 13 de Janeiro. Este ano o grupo vai desfilar com o tema “A África como o berço da Humanidade”, num enredo feito por Manú “Rasta” Cabral e um Carnavalesco Brasileiro, Cláudio Miranda, que já está em São Vicente a preparar os trabalhos. O samba enredo terá como tema África, escrito por João Carlos Silva (Jotacê) e será interpretado por Anísio Rodrigues.
Mais do que um carnavalesco, está connosco um amigo brasileiro que conhece e respeita bem o trabalho dos nossos carnavalescos e que tem trabalhado com o Manú que, por motivos pessoais, não pode estar aqui. Mas é um trabalho que está sendo feito em conjunto e graças às grandes amizades conseguimos ultrapassar e os desafios”, conclui Josina Freitas garantindo que a agremiação está a trabalhar arduamente para revalidar o título de campeão do Carnaval de São Vicente.

Carina David

(Visited 282 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here