A Caminho do exercício naval “Obangame 2019”, navio Cutter Thetis recarrega bateria no Porto Grande

211

O navio da guarda costeira norte-americana Cutter Thetis abandona o Porto Grande amanhã rumo à zona oeste africana para integrar o exercício Obangame Express 2019, operação que irá envolver as forças navais de doze países, incluindo Cabo Verde. Esta unidade, que escala a ilha de S. Vicente pela segunda vez desde 2012, chegou à cidade do Mindelo no dia 8 de Março com cem tripulantes e será um dos navios envolvidos nessa missão multinacional patrocinada pela US Africa Command. Trata-se de uma iniciativa que reúne no seu seio países africanos, europeus, sul-americanos e forças americanas focados no combate ao tráfico de drogas, emigração ilegal, contrabando e operações de busca e salvamento marítimo.

“Ainda não sabemos quantos navios vão estar envolvidos no exercício. Só teremos esta informação na segunda-feira. No entanto, este trabalho em parceria nos permite partilhar e melhorar métodos de trabalho entre as diversas forças navais”, diz Randall Chong, comandante de Cutter 270, um barco especializado em abordagens a embarcações suspeitas em alto-mar.

O exercício “Obangame Express 2019 (OE19)” está a caminho da sua nona edição, e, conforme nota da Embaixada dos Estados Unidos, Cabo Verde é uma das 32 nações a fazer parte desse programa, que visa testar as forças marítimas multinacionais numa ampla gama de operações navais, a fim de aumentar a eficiência e eficácia dos Estados do Golfo da Guiné no combate aos referidos crimes.

(Visited 501 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here