Adiada data de entrega dos trabalhos para o concurso nacional de dramaturgia

O prazo para a entrega das candidaturas ao prémio do concurso nacional de Dramaturgia foi estendido até o dia 15 de Abril devido as muitas solicitações, conforme a organização. O concurso é promovido pelo Centro Cultural Português em Cabo Verde, através dos polos do Mindelo e da Praia, em parceria com a Associação Artística e Cultural do Mindelact. O texto vencedor será revelado no Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, ou seja a 05 de Maio.

O objectivo, segundo os organizadores, é estimular a produção de textos para teatro, assim como reforçar a arte cénica como um dos pilares fortes da cultura em Cabo Verde. O vencedor recebe um prémio de 75 mil escudos, o qual inclui os direitos de representação da carreira de estreia da peça e da sua edição em livro.

Assim, são admitidas candidaturas de concorrentes com idade igual ou superior a 16 anos no momento da candidatura e residência fixa em Cabo Verde. Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, podendo conter passagens em crioulo. O Centro Cultural Português compromete-se a editar a obra premiada, bem como uma encenação pelo grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo.

Quanto ao processo de selecção dos trabalhos a concurso, o regulamento define o seguinte: os textos cujos direitos de opção ou de produção estejam contratualizados com terceiros não são elegíveis; textos adaptados de outras fontes ou formatos (como romances, novelas ou peças de teatro, entre outros) que tenham sido escritos/as por outros/os autores/as não são elegíveis, independentemente de autorização fornecida pelo correspondente detentor dos direitos; textos adaptados de outras fontes pelo autor dessa mesma fonte não são elegíveis para candidatura, caso os direitos de opção ou de produção dessa mesma fonte estejam contratualizados com terceiros; a submissão de novos tratamentos ou versões corrigidas dos textos já enviados ou entregues não serão aceites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here