Amigos da Natureza inicia projeto hidropónico de produção de morango em São Vicente

981

A Associação Amigos da Natureza (AAN) inicia produção de morangos com 200 mudas em estufas, na localidade de Ribeira de Vinha, em São Vicente. O projeto, que está ainda em fase inicial e de avaliação de custos, foi testado há alguns anos com 25 mudas. O resultado foi tão promissor que a associação resolveu alargar a experiência, agora com 200 mudas.

De acordo com o engenheiro Aguinaldo David, presidente desta associação ambiental, com pouco tempo de cultivo, foram coletados aproximadamente de quatro quilos de morango. Além de morango, produzem tomate, pepino e alface há alguns anos, através do sistema hidropónico, que favorece a cultura o ano inteiro, e num processo sustentável para a natureza.

Trata-se de um método que permite plantar, sem necessidade de terra ou solo, em que as mudas ficam em contacto com a água. Os nutrientes que precisam são adicionados através da água.  Ainda, o sistema permite aproveitar mais espaço porque é feito normalmente em estufas, com a temperatura controlada, necessária para o desenvolvimento dos cultivos.

“Nós usamos um circuito fechado de rega com água dessalinizada. Ao contrário de quando a produção é feita no solo, neste sistema o que a planta não consumir, volta para o tanque e depois é reaproveitada novamente para a rega”, explica o engenheiro.

A produção maior é de alface e é feita desde 2008. A cada 15 dias cerca de 400 pés de alface são colhidos. David explica que só não aumentam a produção porque não há mercado em São Vicente para fazer o escoamento.

Esta associação é ainda conhecida em São Vicente por atuar na área da reflorestação. “Dos 2750 hectares de área reflorestada em São Vicente, principalmente nas localidades de São Pedro e Ribeira de Vinha, aproximadamente 90 porcento foi feita pela AAN”, assegura David.

Esta Associação Amigos da Natureza existe desde 1977 e está presente em todo território nacional. Além da reflorestação, o saneamento e a agropecuária são outros sectores que incidem. De entre os projetos que estão a trabalhar neste momento, o entrevistado evidencia o programa de apoio a 30 famílias, com distribuição de 90 suínos, em cada ilha.

Sidneia Newton (Estagiária)

(Visited 1.610 times, 1 visits today)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here