Associação Académica do Mindelo conquista regional de basquetebol pela oitava vez consecutiva 

64

A Associação Académica do Mindelo conquistou na noite desta terça-feira, 18, pela oitava vez consecutiva, o título de campeã regional de basquetebol sénior masculino ao derrotar a Real Sociedade no segundo e último jogo dos Play-Off, disputado à melhor de três partidas. Com mais esta vitória, esta equipa  cimentou em definitivo a sua hegemonia na modalidade da bola ao cesto na ilha do Monte Cara. A vitória sorriu igualmente aos “Estudantes” nos juniores.

Foram duas vitórias da Académica do Mindelo sobre a Real Sociedade nos dois jogos, 72×54 e 76×68, resultados que garantiram a manutenção no primeiro lugar do pódio do basquetebol mindelense por mais uma época. No balanço de mais um campeonato, Miguel Fortes, da Comissão Técnica da Associação Regional de Basquetebol de São Vicente, explica que a época decorreu sem grandes sobressaltos. “Tivemos seis equipas a disputar o regional de futebol e tudo decorreu na normalidade. O maior constrangimento que enfrentamos foi a falta de árbitros, pelo que tivemos de adiar alguns jogos”, refere.

Já sobre o nível do basquetebol praticado em São Vicente, Miguel Fortes não tem dúvidas de que baixou muito, ainda que, analisa, esta seja uma realidade que se vive também nos demais campeonatos disputados nas restantes ilhas. “Acredito que isto acontece porque não temos treinadores formados. Felizmente, a Federação de Basquetebol já anunciou que vai promover uma formação, mas ainda não sabemos quando. Já a nível da arbitragem, pretendemos iniciar um curso em breve para colmatar esta lacuna.”

A Académica levou ainda para casa o troféu de campeão de juniores, coroando mais uma época de sucesso. Segue-se o nacional de Basquetebol, que vai acontecer a partir do dia 25 de Junho, na Boa Vista. Antes, mais precisamente na noite de hoje, joga-se a final do regional de basquetebol feminino. Em campo vão estar as equipas de Sarda e All Blacks.

Constânça de Pina

 

(Visited 112 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here