Austrália proíbe telemóveis nas escolas primárias

68

Os telemóveis vão ser banidos das escolas primárias (públicas) de Nova Gales do Sul, na Austrália. Prevê-se que a medida afecte mais de 619 mil alunos e será colocada em prática já no próximo ano.

“Os telemóveis ajudam os alunos a distrair-se e são umas das principais causas de stress nas crianças”, diz Gladys Berejiklian, ministra australiana. “Estamos a enviar uma mensagem muito forte para toda a gente de que as crianças precisam de ser protegidas”, acrescenta a governante.

O psicólogo Michael Carr-Gregg, acredita que banir os telemóveis durante o tempo de aulas vai ter um impacto positivo na saúde mental dos jovens.

A França também proibiu o uso de telemóveis nas salas de aulas das escolas primárias e secundárias. A medida entrou em vigor em Setembro, no arranque do novo ano lectivo.

O projeto de lei proíbe os alunos de levar telemóveis ou tablets para a escola ou obriga-os, pelo menos, a mantê-los desligados, de acordo com Agência France Press.

A lei havia sido anunciada pelo ministro francês, Jean-Michel Blanquer, já no ano passado, mas já era uma das promessas de campanha do presidente Emmanuel Macron.

Está prevê exceções apenas para uso educacional, para atividades extra-curriculares ou para alunos com necessidades especiais. As universidades também podem estabelecer regras menos exigentes quanto a aparelhos que podem ser ligados à internet.

C/CM

 

(Visited 115 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here