Binter sem lugares nos voos Sal-São Vicente: PAICV diz que solução apresentada pelo Governo falha em todos os domínios

477

O PAICV convocou esta manhã a imprensa no Mindelo para reagir à notícia da indisponibilidade de lugares nos voos da Binter no trajecto entre as ilhas do Sal e São Vicente até o dia 13 de Agosto. Para Alcides Graça, esta é uma situação de que não há memória em São Vicente e vai na contramão daquilo que o Governo prometeu a nivel dos transportes, que é ligações aéreas e marítimas de forma a potenciar as capacidades económicas de cada uma. Por isso mesmo, esse líder político responsabiliza a companhia aérea, que não soube prever esta situação, mas também o  Executivo, tendo em conta que a “Binter é uma aposta consciente do Governo de Ulisses Correia e Silva”.

O coordenador do PAICV em S. Vicente lembra ainda que há uns meses, por decisão do Governo, os voos internacionais dos TACV – agora Cabo Verde Airlines – a partir de São Vicente foram cancelados e o monopólio entregue à TAP, que o tem exercido de forma implacável, com preços exorbitantes. “Os sanvicentinos foram abandonados. Estão a mercê das políticas comerciais de uma empresa estrangeira, o que não aconteceu noutras ilhas. Mais tarde, encerrou-se os escritórios dos TACV em S. Vicente, mandando para o desemprego dezenas de trabalhadores. Agora há falta de lugares nos voos da Binter, com todas as consequências que isto representa para a dinâmica económica da ilha, não só para o negócio das agências de viagens, mas também para o turismo internacional e doméstico”, critica.

Diante destes factos, entende Graça que a Binter deve assumir as suas responsabilidades porque não consegue responder ao crescimento previsível da demanda nesta época alta, aumentando o número de voos de e para São Vicente. “Não é preciso ser especialista para saber que apenas um voo por dia de Sal para S. Vicente, na época alta, é manifestamente insuficiente. Mas também o Governo é responsável porque a Binter é uma aposta, embora arriscada, mas consciente. Uma aposta que vem falhando no domínio das evacuações, do transporte de carga e mercadorias – lembro aqui que os operadores ainda esperam uma prometida solução para este problema, que está a minguar as fábricas que não conseguem escoar os seus produtos, ponto em risco a sua própria subsistência – e agora do transporte de passageiros entre as ilhas do Sal e de São Vicente, que deveria ser a vocação natural e onde nunca se deveria falhar,” constacta, aproveitando para lembrar que o Governo do MpD tomou posse há dois anos e ainda não há nenhuma obra realizada em São Vicente.

Mas o poder local, que num passado recente cobrava com frequência mais respostas para a ilha, não escapa também às críticas. “Apetece-nos perguntar onde está o poder local, que foi eleito para defender os interesses desta ilha? Temos de ser coerentes com aquilo que prometemos e com os interesses da ilha. São Vicente está numa situação complicada e a voz autoritária do município deveria se fazer ouvir. Mas, o que constatamos é um silêncio absoluto do poder local em relação a esta questão”, desabafa.

Entretanto, de acordo com Graça, há informações de que diligências estão sendo feitas no sentido de se resolver o problema porque São Vicente não pode aceitar que até 13 de Agosto não haja lugares disponíveis nos voos de e para a ilha do Sal. “Isto poderia significar, no imediato, o estrangulamento das agências de viagens. A curto prazo pode provocar o fracasso dos eventos que se realizam na ilha, caso do festival Kavala Fresk Festival já este fim-de-semana e do Festival da Baía das Gatas na primeira semana de Agosto. Seria nefasto para a economia da ilha, pelo que esperamos uma solução que seja duradoura e que isto não volte a repetir”, finaliza.

Constânça de Pina

(Visited 867 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

  1. … no meu intender o Pro Praia nao vem somente das fileiras do MPD . O PAICV foi e sera sempre Pro Praia .A organizacao que enviou um memorandum ao Sr.Zemas e o seu sucessor pedindo a Electra,Enacol ,o Campus Universatario ,o Terminal de Cruzeiros e mais Cerebros de Mindelo para a Capital.
    Essa sitacao nao e de ontem.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here