Cabo Verde vai ter câmaras hiperbáricas para conquistar turistas de mergulho

212

Cabo Verde vai ter ainda no decorrer deste ano quatro câmaras hiperbáricas. A garantia foi dada pelo ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, no Mindelo. O Governo espera com esta medida suprir uma lacuna existente no mercado dos desportos náuticos e abrir as portas do país aos turistas que se dedicam ao mergulho, um nicho que desponta e que é detentor de algum poder aquisitivo.

A ideia de adquirir estes equipamentos, que surgiu, de acordo com o governante, depois de ver um casal desistir de visitar o país porque Cabo Verde não possui câmaras hiperbáricas. “Vamos adquirir quatro câmaras hiperbáricas por forma a dinamizarmos o turismo de mergulho. É um novo nicho de mercado que iremos explorar”, perspectiva José Gonçalves, realçando que o custo nem é assim tão elevado. “Custam em torno de seis ou oito mil dólares”.

As câmaras hiperbáricas ou tanques isobáricos são utilizados para tratar indivíduos que sofreram acidentes em actividades de mergulho que provocaram alterações do organismo. Estes são expostos e respiram oxigénio em ambientes pressurizados, que curam infecção, cicatrização de feridas e desintoxicação por envenenamento pelo monóxido de carbono.

Durante uma sessão de Oxigenoterapia Hiperbárica ocorre um aumento de dez a vinte vezes a quantidade de oxigénio dissolvido nos tecidos, o que é benéfico em patologias nas quais a falta de oxigénio tecidual é o problema principal, como por exemplo, locais onde existe comprometimento vascular em determinada região, como úlceras e feridas infectadas.

A Oxigenoterapia tem uma acção cicatrizante e antibiótica. Também auxilia na formação do colágeno, neoformação vascular e na diminuição do edema, tornando-se uma importante terapêutica no tratamento destas lesões refractárias. Actualmente é aplicada em todo o mundo, tendo regulamentado protocolos nos EUA, Europa, Japão, China e Rússia, países que contam com centenas de câmaras instaladas em seus hospitais.

(Visited 299 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here