Nacional de Xadrez acontece este fim-de-semana em São Vicente

104

Mais de 50 competidores começam este fim-de-semana em S. Vicente a disputar o primeiro campeonato nacional de Xadrez organizado pela federação da modalidade. Os jogos acontecem no Sábado e Domingo na sede do Clube Shell e serão acompanhados pelo mestre português Sérgio Rocha.

A prova será composta por quatro competições, divididas em dois blocos. O primeiro compreende duas partidas rápidas – sendo uma individual e outra por equipa – e o segundo bloco engloba duas partidas semi-rápidas – uma individual e outra por equipa. Nas rápidas, cada jogador terá três minutos para fazer a partida e um segundo de bonificação para cada lance. Já nas semi-rápidas, o jogador tem direito a 15 minutos para completar o jogo e cinco segundos de bonificação. No total vão estar em “campo” oito equipas e cada uma pode ter no máximo quatro jogadores efectivos e um suplente.

Segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, este campeonato é uma forma de se difundir mais a prática da modalidade, que desde sempre tem conquistado praticantes em Cabo Verde, em particular na ilha de S. Vicente. Francisco Carapinha lembra que a cidade do Mindelo tem a mais antiga associação de Xadrez de Cabo Verde, fundada em 1987. “O Xadrez sempre granjeou competidores em São Vicente. Apesar de um período de interregno, verifica-se que a modalidade voltou a ganhar pujança. Alguns dos antigos praticantes já faleceram, mas cada vez há mais pessoas a praticar. Todas as terças feiras há jogos no clube Castilho”, revela Carapinha, que almeja um pulo o Xadrez em Cabo Verde com a disputa do campeonato nacional. Antes da competição, refira-se, o mestre português Sérgio Rocha vai ministrar uma formação para monitores da modalidade.

CD

(Visited 143 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here