Câncer e espera matam Sharon Lopes, segundo família: Avô exige que ministro da Saúde ponha cargo à disposição

6411

Sharon Lopes, a criança de 4 anos diagnosticada com câncer em estágio avançado, que aguardava evacuação para Portugal, faleceu ontem por volta das onze horas da noite. A família acredita que o tempo de espera a que foi sujeita para iniciar o tratamento foi determinante para o desfecho. O avô da criança culpa todos os envolvidos no processo de evacuação, que custou a vida à neta, que, diz, há seis meses dava sinais de que algo não estava bem.

Segundo Adilson Delgado, avô de Sharon, se soubessem da real situação da neta, e que ela seria sujeita a uma desesperante espera para ser evacuada, a família teria tomado medidas e procurado tratamentos noutros países por meios próprios. “Há dois dias apenas que o médico que a acompanhava reuniu-se connosco para nos informar que, logo que operou Sharon, soube que era um caso grave e que a minha neta precisaria de tratamento imediato. Se nos tivesse avisado que a espera para a evacuação seria demorada, e que minha neta não teria condições para aguardar, eu teria procurado outros meios no Senegal, na Espanha ou noutro lugar“, expõe Adilson Delgado.

Desta forma, este avô culpa a todos: o hospital e o Governo, este por causa dos acordos de parceria que Cabo Verde deixou de estabelecer com outros países, para que os doentes tivessem outras possibilidades de tratamento e evacuação.

“Diagnóstico errado”

Adilson Delgado, avô de Sharon, exige a demissão do ministro da Saúde

Quando Sharon ficou doente, foi-lhe ‘diagnosticada’ apendicite. Depois disseram no hospital que afinal não era apendicite, mas sim anemia. Seguimos todas as recomendações médicas para tratar a anemia, mas ela não continuava bem, até começarem as dores de barriga, quatro meses depois”,  conta o avô. Só recentemente foi descoberto um “corpo estranho” no seu intestino. Após uma operação de urgência, foi decidido que a criança deveria ser evacuada para tratamento no exterior.

Ontem, quando Sharon ainda estava viva, a mãe Lucilene Andrade demostrou o seu desânimo pela situação da filha em conversa com o Mindelinsite. No entanto mantinha acesa a esperança em ver a sua filha saudável novamente.

No início, Lucilene não queria que a matéria fosse publicada. Depois ponderou e aceitou conceder-nos uma entrevista para que casos do género não façam escola no país. Durante a conversa mostrava-se reticente em viajar com a filha para o exterior, caso conseguissem a confirmação da consulta em Portugal. É que fora advertida pelo médico que seria difícil Sharon aguentar o esforço da viagem, devido ao seu estado. “Ele disse que ela provavelmente chegaria morta, já que não conseguia mais respirar sozinha porque o  câncer já se tinha espalhado também para os rins. Por conta disso ela tinha dificuldades em urinar. Mas garantiu que, se mesmo assim a família decidisse pela evacuação, seria disponibilizada uma equipa médica para a acompanhar a Portugal“, explicou a jovem.

Após esta reunião, a jovem não conseguiu aguentar e chorou em frente à filha. “Durante todo esse tempo, evitei chorar à sua frente, mas nesse dia desabei em lagrimas à sua frente e foi ela que me acalmou e limpou minhas lágrimas, perguntando porque chorava e se a queria ver triste também”, contou Lucilene Andrade. Apesar da sua tristeza, a mãe tentou retribuir e passar positividade para a criança.

Já o avô diz que não conseguiu visitar a neta as vezes que queria porque o seu estado o deixava perturbado. No entanto acompanhou a evolução da doença e soube que o último desejo da Sharon foi passear pelos corredores do hospital numa cadeira de rodas.

Dois pesos, duas medidas

O avô da criança critica o tempo de espera que alguns pacientes estão sujeitas no país, enquanto outros, com níveis de urgência questionáveis, encontram prioridades no sistema. “Recentemente soubemos do caso do presidente da Câmara Municipal da Praia que foi alvejado no braço e que de imediato foi evacuado para Portugal. Que operação no braço é mais urgente do que a evacuação de uma criança de quatro anos com câncer?”, questiona o avô, revoltado.

Indignado com a disparidade de tratamento, este familiar pede ao ministro da Saúde que ponha seu cargo à disposição. Adilson Delgado mostra-se ainda mais revoltado porque teve conhecimento de pacientes na mesma situação de espera que a neta esteve sujeita. Chega mesmo a afirmar convicto de que “se fosse filha de um ministro estaria já em tratamento”.

Para Adilson Delgado, o Ministério da Saúde é responsável em grande parte por este desfecho trágico. “Cada ministro faz o seu papel. Se conseguem apoios para construção de campos desportivos porque é que o Ministério da Saúde não consegue alargar o acordo com outros países como o Senegal, aqui perto, ou França?…” desabafa Delgado, que pede pede outras alternativas para pacientes cabo-verdianos para não se dependerem de apenas um país.

Em jeito de esclarecimento da notícia publicada pelo Mindelinsiteo Instituto Nacional de Previdência Social nega que o processo de evacuação estivesse pendente entre o Ministério de Saúde e o INPS. O INPS realça que o caso aguardava apenas a confirmação da consulta em Portugal para ser encaminhado à embaixada de Portugal e dar seguimento ao pedido de visto.

Por seu lado, o Hospital Baptista de Sousa, onde Sharon Lopes esteve internada por quase dois meses, promete prestar esclarecimento assim que possível.

Sidneia Newton


(Visited 12.400 times, 1 visits today)

28 COMENTÁRIOS

  1. Uma criança meiga, alegre……..No aceita o k está mal e evoluiremos como ser humanos, independentemente da raça, partido, classe………..nos tud é humano……….nos tud mesté cumpanher…………..o $$$$ k está lá é do povo………os grandes só tomam conta e foi ess povo que acreditou neles………….no revê tud………….nos tud é gent, com sentiment………..a dor dessa mãe???? E agora………???

  2. GOVERNANTES???
    O QUE É GOVERNAR AFINAL???
    UM MONTE DE ABUTRES ISSO SIM, COMEM TUDO O QUE ENCONTRAM ATÉ OS SERES HUMANOS
    POUCA VERGONHA!!!
    MAS VÃO PAGAR AAHhhhh À SE VÃO…
    DESCANSE EM PÁZ PEQUENINA

  3. Infelizmente, Cv não tem nenhum hospital em Portugal. A direção geral de saúde de Pt tem que encontrar vaga e autorizar a transferência do doente, seja ele, criança, adolescente ou adulto. Seja ele, urgente ou não urgente. Não há nada que podemos fazer para trazer sharon de volta, mas tb há, muitos casos de pacientes aguardando marcação no Pt. Ministro de saúde é membro de governo em cv e não em pt, ele não tem poder para decidir em pt….

    • Essa é a resposta de alguém com responsabilidades a nivel do Minstério de Saude em Cabo Verde. Pela forma como fala só pode. Lamento a morte dessa criança inocente.
      O Inferno está vazio. Todos os demónios estão no Governo da República de Cabo Verde.
      Amanhã sairá o comunicado do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo com os seugintes pontos>
      1. Culpa não é do governo porque o governo não tem hospitais em PT.
      2. Culpa quanto muito é do governo anterior.
      3. O Governo actual já investiu nao sei quantos milhoes em Saude (Vao listar as obras e inestimentos)
      e Terminam lamentando a morte.

    • Evacuação

      Porquê que os ministros e seus familiares conseguem vaga tão ràpida para consulta. O mais revoltante, é que as mesmas consultas são feitas com o nosso dinheiro, dinheiro esse, que cada trabalhador honesto é retirado no final do mês para satisfazer as necessidas deles. Enquando os que não tem poder, morre a espera.

  4. REVOLTANTE, REVOLTANTE, O MINISTRO DE SAÚDE QUE SE DEMITIDA!!!!! PRESIDENTE CÂMARA DA PRAIA É EVACUADO COM URGÊNCIA, MAS UMA CRIANÇA, QUE NÃO É FILHA DESSES ABUTRES CHAMADOS de politicos AGUARDA ATÉ MORRER, DESGRAÇADOS, ASSASSINOS!!!!!!!!!!! NA FESTIVAL DA BAÍA TODOS ESSES POLÍTICOS DE M**** DEVEM SER VAIADOS!!!!

  5. ASSASSINOS, ASSASSINOS, ASSASSINOS É O QUE SÃO OS MÉDICOS INCOMPETENTES DESSE PAÍS QUE SÓ TRATAM BEM QUEM VAI A SUAS CLINICAS PRIVADAS. SÃO ESTES ASSASSINOS INCOMPETENTES QUE DÃO DIAGNÓSTICOS ERRADOS DANDO CÂNCER ONDE NÃO TEM E NÃO DETECTANDO ONDE HÁ!!! SÃO ESSES ASSASSINOS QUE NA PEDIATRIA DO HBS, PRINCIPALMENTE OS CUBANOS QUE ANDAM A FAZER DIAGNÓSTICOS ERRADOS POIS MAL OBSERVAM UMA CRIANÇA, POIS ENQUANTO ATENDE ESTÃO AO TELEMÓVEL FALANDO NO WHATSAPP COM FAMILIARES EM CUBA, NUM TOTAL DESRESPEITO!!!! ASSASSINOS É O INPS QUE NO ALTO DA ARROGÂNCIA DOS SEUS FUNCIONÁRIOS ATENDEM AS PESSOAS COM DESCASO, COMO SE O SALÁRIO DELES NÃO VIESSE DO DINHEIRO DE NÓS CONTRIBUINTES E MAIS SÃO ESSES ASSASSINOS QUE AINDA TEM DIREITO A SUBSIDIO DE FÉRIAS, DE NATAL, CABAZ E TUDO MAIS COM O NOSSOS DINHEIRO. ASSASSINO É O INPS QUE USA O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES PARA COMPRAR AÇÕES EM TODAS AS EMPRESAS QUE QUISER E DEPOIS NÃO TEM PARA ENVIAR UMA CRIANÇA PARA TRATAMENTO, HUMILHAS AS PESSOAS. ASSASSINO É O MINISTRO DA SAÚDE, INCOMPETENTE DE M****!!!! QUE NÃO APAREÇAM NO FESTIVAL DA BAIA DAS GATAS

  6. É uma situação triste, estamos num pais onde impera a impotência do povo e o desvario dos que decidem.
    Nenhum caso de cancer merece esperar um dia quanto mais dois meses.
    Os nossos médicos por mais que queiram, não estão em condições de fazer qualquer diagnostico deste tipo, não só pela preparação como pela falta de exames de diagnostico.
    Já ouviram falar em PET – em Portugal qualquer doente que o medico duvide de doença cancerígena é submetida a esse exame.
    Não só o Ministro da Saúde, todo o Governo, mas também o pessoal dirigente do INPS deviam refletir sobre essa situação.
    Não acredito que essa gente consegue dormir em paz quando sabem que são responsaveis pela perda de vidas humanas dessa forma.

    • 90 dias para GESTIONAR uma evacuação que e’ ? Alguém contactou aos familiares qdo estes estiveram a pedir no JN pela celeridade da evacuação ?

  7. Primeiramente queria desejar força e coragem a família pela perda irreparável. Imagino o sofrimento da família… Mas temos que saber da nossa realidade. O nosso Cv, infelizmente não tem recursos materiais, financeiros e nem humanos para satisfazer todas as nossas necessidades. Infelizmente somos um pais pobre, que necessidade do apoio de vários países principalmente Portugal. Há um acordo com pt no tratamento dos nossos doentes , mas não podemos sair de cv sem autorização. Evacuação de qualquer doente, quer criança, jovem ou adulto, que urgente ou para consulta, necessita de seguir o protocolo e de esperar até que eles tem vaga para tal. Assim que, o sr ministro é governante aqui de cv e não de pt, ele não tem nenhum poder em decidir em enviar pacientes sem autorização. Pt é único pais que trata os nossos doentes sem cobrar nada e sabemos que tb tem passado por dificuldades na área de saúde.

    • então recomendas q cale?!! 90 dias para GESTIONAR uma evacuação de URGÊNCIA e’ desculpa para aceitar em nome de um Protocolo a morte ?. pela transparência e’ saudável mostrar publicamente os e-mail onde CV gestionava a evacuação de urgência ,so assim se da credibilidade ao silencio de Portugal .

    • Não Eva , não podes pedir aos familiares que aceitem o protocolo de esperar 90 dias para gestionar a evacuação de urgência , enquanto a morte chegava primeiro ,Interessante seria mostrar ao publico o dossiers das gestiones feitas pelo MS/CV a Pt .

  8. São muitos os doentes neste momento a espera espero que não sejam mais uma Sharon meu Deus onde vamos parar temos aqui perto o Senagal bons nestes diagnóstico neste momento tenho um familiar que não esperou pela junta tenho outro aqui a espera com tantos descontos no INPS esse lava as mãos porque não faz acordos independente do governo com o dinheiro que tira todos os meses de cada um

  9. É muito triste mesmo, meus sentimentos de pêsames para todos os familiares da menina. Mas nós não podemos estar a culpar médico nenhum, hospital nenhum, delegacia nenhum, ministério nenhum, ministro nenhum. Ela esperava evacuação para Portugal (que é outro país) e não para a Praia. Uma evacuação não é decedir que vai evacuar, pôr num avião, chegar e tratar da doença em caso. Tem todo um processo que deve ser feito e Cabo Verde não tem nenhum hospital à espera de evacuados cabo-verdianos, antes de evacuar alguém deve-se ter uma vaga em determinado hospital. Pensem comigo, se, evacuassem a menina sem nenhum hospital confirmado para ficar, ela estaria em pior condições do que estava aqui. O pessoal a falar que o Presidente da CMP foi evacuado para Portugal porque levou um tiro no braço, pessoal informem-se primeiro depois falam, o Dr. Oscar Santos foi operado na cidade da Praia e o único lugar donde foi evacuado, foi para sua casa. Sejamos mais gratos e menos cobradores porque todos sabemos as condições que temos em Cabo Verde, e não melhoraremos esta condição com um estalar de dedos, muito menos com essa ingratidãoe estupidez que temos para com os governantes.
    Eu só pesso que intendam a realidade que estamos…

    • o Sr se tem colocado no lugar dessa mãe ,desse avo ,dessa família ? O Sr e’ o estupido pois neguem culpa o atendimento medico ,se esta a falar de gestão de uma evacuação de urgência que demorou 90 dias !!!!!!!!!

    • ME DESCULPE NÃO PODER MASSAGIAR SEU EGO(((“Lêm, informem e deixem de falar sem saber”))) EM TUDO ISTO T ESCREVESTE VOU FICAR SOMENTE COM:”…muito menos com essa ingratidãoe estupidez que temos para com os governantes.” “Eu só pesso que intendam a realidade que estamos…” É MUITO TRISTE Os RELATOS DE UMA MÃE, CONFESSO QUE CHOREI… »”TENHO 27 ANOS”» SEU COMENTÁRIO É UMA GRANDE OFENSA A VIDA HUMANA, fiquei a pensar = vale apena um ter filhos nessa terra, ja que eu já entendi a realidade que estamos… A realidade é que nascemos para morrer… Mas saiba que este não é o proposito de Deus.
      Não terei GRATIDÃO por governante nenhum, ao contrário, eles devem ter por cada cidadão de cabo verde. por votar neles, por dar-lhes de comer beber e todas as outras mordonomias, e assim depois de tudo isto eles nos tratam com ESTUPIDEZ… se queremos que nossos filhos mudem a realidade, temos que começar a caçar os culpados para cada ação desrespeituosa, para que nossos filhos vejam que somos responsaveis pelo nosso país e que temos pessoas inteligente para a governação do mesmo, para que nossos filhos herdem uma mentalidade responsavél. se deixamos estes acontecimentos passarem em branco, é muito grave, talvez hoje esteja numa zona de conforto, mas não dura a eternidade.
      LEMBRE FOI UMA CRIANÇA, e por ser devemos abrir o olhos e buscar culpados sim…
      convido a cada pessoa a pesquisar pela palavra PSICOPATA… voces irão entender porque cabo verde e outros paises tem este tipo de governo…
      se entendemos o que significa governo, entendemos que Eu Sou o principal culpado pela morte de uma criança inofensiva, a lutar pela sua vida. Sou culpado sim, Não me orgulho disso… Não tenho forças para pedir perdão a Deus, porque eu fico calado, perante a uma situação dessas, eu fico parado sem fazer nada, sabendo que quero construir uma familia, ter uma filha, num país na qual votei em pessoas que ao longo de tempos, votei para que mudassem a realidade, e nada disso aconteceu, e hoje terei de ter gratidão por seifar a vida de uma filha?
      Meus irmãos!!! isso me enfraquece….
      Vou partilhar um refexão minha sobre Suicidio.
      porque uma pessoa se suicida? na minha opinião= a pessoa se depara com um problema, a sociedade começa a julga-la, em vez de ajuda-la, critica, humilha, a pessoa precisa da ajuda da sociedade, e não a tem… você ja pensou, que alguma vez disseste algo que pode magoar alguem? então pense nisso, falar, escrever, e até gestos pode contribuir para que pessoas se suicidam, por isso, Eu só pesso que comentam coisas que possam ajudar a mudar a realidade, coisas que beneficiam a ti mesmo(a) como aos outros, pesso que sejamos mais humanos, mais justos, mais humildes, mais sabios, e que tenhamos amor, sobretudo a nos mesmos, para poder passa-lo para as pessos que necessitam.
      Nos, o povo temos todo o poder em um país, os governantes tem medo desse poder, e nos querem afastar uns dos outros para que não partilhamos nossas estratégias de luta contra eles, mas primeiros temos de nos unir, e só depois a imformação será partilhada para que não haja, traidores, não vamos trair o nosso povo como «judas».
      Peço Perdão por ter ofendido alguem desde já….
      Peço Perdão a Sharon por ter ficado de braços cruzados…
      Para familia peço que Deus, possa trazer Luz nos Seus corações, e que tenham força para superar essa perda…
      Quero que saibam que por mais que coisas como essa acontecem, Deus nos Amam… independente que religião que possamos ser.
      Senti que devida dizer algo….

  10. ASSASSINOS, MONSTROS, CORRUPTOS, MENTIROSOS, ESTA CAMBALHA DE GENTALHA K DESTRUIU UMA FAMILIA LINDA. NAO CULPO OS MEDICOS QUE LUTARAM INCANSAVELMENTE PRA SALVAR A VIDA DESTA GAROTINHA MAS SIM DOS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS PELO Seu ASSASSINATO : A DIRECÇÃO DO HOSPITAL HBS, O INPS E O GOVERNO POIS SE TIVESSEM ELABORADO EVACUAÇÃO NO MESMO TEMPO QUE DESCOBRIRAM QUE A MENINA TINHA CANCRO EM ESTADO AVANÇADO , O DesfecHo SERIA OUTRO.
    TA NA HORA DE FAZER JUSTIÇA PARA ESTE ANJINHO QUE AGORA MORA NO OUTRO MUNDO A COMEÇAR PELO ESTE MINISTRO INCOMPETENTE QUE SÓ SE IMPORTOU NA SAÚDE DO PRESIDENTE DA CM PRAIA, PRA SE DEMITIR E QUE NÃO APAREÇA AQUI EM SV. FAÇAMOS MANIFESTAÇÕES, PETIÇÕES E OUTROS DO CONHECIMENTO PARA COLOCAR NA CADEIA ESTES MONSTROS!!!

  11. Para “Evacuação” tu so podes ser um “LAMBEBOTAS”. Enquanto isso Olavo faz campanha q foi transportado em SV por um JIPE top d gama. Estamos mesmo mal nesta terra. Descansá na PAZ Pequenina, DEUS não dorme!

  12. Bande de sal chien ! Pour vos gueules et celle de vos sal gosse ya possibilité de sortir du pays mais oour cette pauvre petite galine non ! Vous êtes deguelasse ! Elle voulait juste se soignée pour pouvoir retourner auprès des siens ! Pffff crevé

  13. Eterno descanso a alma desta linda criança e meus sentimentos a toda família enlutada. Mas qto às evacuações há prioridades e prioridade, pois o nosso sistema de evacuações carece de mtas melhorias pois Portugal não é só Lisboa, há outras cidades k grds hospitais. Por outro lado, se o nosso INPS tem dinheiro para investir em bancos estrangeiros Pork não investir nos equipamentos k precisamos para melhor intervenção cirúrgica se temos médicos capazes? Já se fez mto em CV k os sucessivos governos mas falta ombridade dos nossos governantes no geral, em ter uma política consensual de saúde capaz de satisfazer as necessidades deste nosso querido País CV, não quero aqui culpabilizar nenhum partido específico mas todos eles que estiveram e estão lá…… Pois me sinto triste k toda essa inércia do nosso povo em não juntarmos e pormos um basta em situações tão gritante como esse caso….. Porque quem pode sai é vai à Portugal e depois pede o enquadramento na junta, mas o coitado que depende do visto de entrada em Portugal men se quer pode fazer isso, enfim falar disso levaria mto mais tempo e coragem de despejar tudo que me vai entalada na garganta……. BACA SEM RABO DEUS QUE TÁ BANA…… ALGORO UM INPS E UM SISTEMA DE SAÚDE MELHOR PARA Todos, ainda em vida.

  14. Infelizmente muitas pessoas inocentes já perderam a vida e outras vão ter a sua saúde altamente comprometida com os nosso sistema de saúde. A começar pelo CÓDIGO DE SILÊNCIO da classe médica. Este código que entre os médicos de Cabo Verde faz a classe médica funcionar como se fosse uma GANG … No caso dum médico falhar mortalmente com uma paciente, todos são solidários com ele. Não há sequer um que se digne em bom nome da medicina prestar depoimento contra um colega.

    SINCERAMENTE COM TANTOS JORNALISTAS POR AÍ ARMADOS EM CARAPAUS DE CORRIDA PORQUE NÃO INVESTIGAM ESSE CORPORATIVISMO MÉDICO QUE TEM MATADO TANTA GENTE POR NEGLIGÊNCIA ?

    Tudo começa no péssimo diagnóstico … investigam e vão vão quantos e quantos casos fatais ao longo de décadas !!!

    Fui internado no HBS, durante bastante tempo, com diagnósticos de merd4. Quando fui para tratamento em Portugal pelos próprios meios, levei todas as análises, receitas e relatórios médicos, o médico atendente levou as mão à cabeça e me disse que se fosse noutro país esse médico que me seguiu estaria na cadeia, mas em Cabo Verde a classe médica se comporta como uma GANG e que não haveria ninguém acusado, mesmo que fosse aos tribunais …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here