CCM renovado no interior e na fachada

183

O Centro Cultural do Mindelo está a ser renovado no interior e na fachada. As obras de requalificação desse património da cidade decorrem até o próximo mês e estão inseridas no projeto de melhoramento do espaço, visando capacitá-lo para novos desafios.

Segundo o gestor António Tavares, o Ministério da Cultura lançou em primeiro lugar o plano espaço de artes corporativas, música, dança e teatro e perspetivaram o melhoramento do centro tanto no interior e como no exterior, de modo a responder a outros tipos de projectos culturais. No plano interno, por exemplo, as intervenções vão reforçar o sistema de som e iluminação.

O projeto visa fazer algumas modificações graduais no edifício que, por estar próximo ao mar, é atacado pela humidade. A ideia é tanto garantir a preservação como reforçar a segurança desse antigo prédio. Essa construção histórica vem conservando os traços, mas agora vai ganhar outras valências próprias de um centro cultural, por exemplo a abertura de janelas e portas de emergência. Mas, realça Tavares, por se tratar de um património da cidade do Mindelo, as obras têm de respeitar esse estatuto. “É um trabalho de detalhes, que requer cuidados técnicos, para podermos respeitar os traços da sua arquitetura. A empresa que está a fazer a requalificação, elaborou um estudo dos materiais adequados para o seu melhoramento agora e a longo prazo.”

O centro tem três grandes espaços que serão modificados: a sala principal, que é mais dedicada a exposições, “mas que pode ser transformada num pequeno auditório”; a área central, cuja arena pode ser adaptada a uma praça; o auditório, que precisa de mais luz e som para que possa acolher projetos de maior envergadura. Isto porque o objectivo da gestão é integrar o espaço num circuito internacional de espetáculos. “Há concertos de maior dimensão em que temos que alugar som extra. Com esta nova capacidade sonora e de iluminação, melhoramos e facilitamos a qualidade de apresentação”, conclui Tavares.

Esta primeira fase de requalificação do Centro Cultural do Mindelo decorre até Outubro.

Sidneia Newton (Estagiária)

(Visited 374 times, 3 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here