Certificados 30 Guias de Turismo Comunitário

97

Um total de 30 formandos – jovens, mulheres chefes de família e desempregados -, vão concluir na próxima quarta-feira, 18, uma formação em guias de turismo comunitário, no quadro do projecto “Rede de promoção do turismo solidário e inclusivo, do desenvolvimento sustentável e valorização do território”. O acto vai acontecer na Biblioteca Municipal de São Vicente.

O curso teve uma duração de sete meses – Setembro de 2017 a Março 2018 – num total de 300 horas, sendo 200 horas de aulas teóricas e 100 horas de prática. A Rede de Turismo Sustentável, responsável por esta formação, explica que o plano curricular foi estruturado em estreita colaboração com o Instituto Superior das Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), que se vai responsabilizar pela certificação dos participantes.

O propósito foi ministrar e promover conhecimentos teóricos e práticos de forma transversal e multidisciplinar, capacitando pessoas para orientar, assessorar e conduzir turistas. Estas estão agora melhor capacitadas para informar os visitantes sobre aspectos socioculturais, ambientais, geográficos, comunitários e outros da ilha de São Vicente. Os contemplados são residentes no Vale do Calhau e Madeiral, Lameirão, Mato Inglês, Ribeira Bote, Salamansa e São Pedro.

O projecto “Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusive, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território” da ilha de São Vicente, refira-se, é financiado pela União Europeia em cerca de 500 mil euros. É promovido pela Associação dos Amigos da Natureza, em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e Câmara Municipal.

Colaboram ainda neste projecto a ProEmpresa, o ISCEE, o programa Áreas Protegidas de São Vicente e Santa Luzia do Ministério da Agricultura e Ambiente e as Associações Rurais Comunitárias de São Vicente.

(Visited 156 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here