Cidade Segura e 112.CV chegam em São Vicente com contornos inovadores

22

A segunda fase dos projectos Cidade Segue e 112.cv – Número Único de Emergência foram apresentados hoje no Mindelo para uma importante plateia constituída por altos representantes do Estado e dirigentes da Administração Publica, e autoridades. Coube ao ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, presidir o acto simbólico e este fez questão de frisar que este projecto chega a ilha de São Vicente com contornos inovadores, característicos de um projecto que está a ganhar vida própria e resultante de lições apreendidas da implementação da primeira fase que teve inicio em Julho de 2018. O prazo para a conclusão da implementação destes dois projectos é outubro de 2020.

A satisfação de Paulo Rocha no arranque formal da implementação em S. Vicente do projecto integrado de segurança urbano era visível. Este aproveitou para lembrar que este visa promover a integração e unificação das acções das forcas e serviços de segurança com o auxilio a tecnologia. Aliás, a aposta na tecnologia para a prevenção e combate a criminalidade é o foco dos projectos Cidade Segura e 112-Número Único de Emergencia Nacional. “Para S.Vicente, na esteira do que havia sido pensado desde a sua génese, o projecto Cidade Segura assume contornos bastante inovadores característicos de um projecto que vem ganhando vida própria, principalmente quando podemos tirar lições da implementação da primeira fase a que demos inicio em Julho de 2018”, afirmou o governante, aproveitando para falar do reconhecimento do Governo para com a China, que apoiou e acreditou no impacto deste projecto na resolução dos desafios da segurança publica.

Este engajamento da China, segundo o MAI, começou com a celebração do Acordo de Cooperação Econômica e Técnica em Janeiro de 2018 e cultivou com a assinatura, em Setembro ultimo, da acta de implementação da segunda fase apresentada hoje no Mindelo. “Cidade Segura reveste-se de elevada complexidade pela inovação que vai permitir a PN ter, por exemplo, uma rede LTE exclusiva, dedicada exclusivamente para a sua comunicação operacional. Isto pela incontornável necessidade de uma apertada e permanente articulação técnica entre o Governo, CMSV, CVTelecom e as empresas de construção e instalação dos diferentes equipamentos, exigindo uma aprendizagem intensa e a disponibilidade para mudar a forma de fazer o policiamento nesta ilha.”

Rocha deixa claro que o projecto exige o apetrechamento da PN de forma a conferir-lhe meios para por em pratica um modelo novo de gestão da segurança publica, pensada para varias espaços urbanos, lá onde o desafio e a complexidade de resposta ao fenômeno da criminalidade são maiores. “Com este projecto conferimos dimensão e sentido a um sistema integrado de segurança que se propõe a antecipar as ocorrências criminais, a garantir respostas imediatas as emergências, sejam elas acidentes, emergências pre-hospitalares ou ocorrências policiais e, ao mesmo tempo, conferindo eficiência na gestão da segurança urbana.”

Infraestruturas básicas

Mais, assegura o acompanhamento antes, durante e após o incidente, sendo que, para isso, demanda um centro de comando unificado para gestão das ocorrências, um sistema de vídeo-vigilância urbana e um sistema de comunicação operacional e integral. Com a sua entrada em funcionamento, informa Rocha, vai-se reduzir o tempo de resposta as ocorrências. Por outro lado, permite um numero atender um numero cada vez maior de solicitações feitas através da linha 112. “A concretização do projecto é ainda muito mais ambiciosa porquanto vai se estender este novo modelo de gestão para Mindelo-SV, as ilhas da Boa Vista e do Sal, melhorando também a capacidade de gestão e de reação nestas ilhas, tal como estamos a iniciar agora em São Vicente”, perspectiva o MAI. 

O embaixador da China em Cabo Verde aproveitou a sua estadia nesta ilha para lançar o projecto de construção de habitação social, para participar deste acto. Du Xiaocong garantiu que tem testemunhado o esforço do Governo de Cabo Verde, que considera a questão da segurança social importante. De acordo com este diplomata, a primeira fase deste projecto foi concluída com sucesso e, certamente, contribuiu para aumentar a sensação de segurança, o que justifica a sua expansão para as ilhas de S. Vicente, Sal e Boa Vista. 

“Participei no lançamento da primeira fase deste projecto na cidade da Praia e testemunhou a atenção disponibilizada pelo ministro na sua implementação. Por isso, queremos apresentar os nossos agradecimentos pelo convite para estar nesta cerimonia no Mindelo, o que demonstra a preocupação do Governo empara garantir a segurança dos seus cidadãos”, disse Du Xiaocong, lembrando a longa relação de amizade entre China e Cabo Verde e os varias projectos de cooperação desenvolvidos. Olhando para o futuro, falou dos projectos a nível da Economia Marítima e destes últimos: Cidade Segura e 112.CV.

Coube ao vereador Rodrigo Rendall, na qualidade de presidente-substituto da CMSV, apresentar as boas vindas e falar da importância destes dois projectos para a segurança dos mindelenses. 

Constânça de Pina

1 COMENTÁRIO

  1. Frases OCAS. FRASES VAZIAS. Frases sem sentido nenhum dito por esse Paulo Rocha e que esta jornalista dá visibilidade republicando as patéticas afirmações. Diz esta jornalista que o minstro disse que o projecto está a ganhar VIDA PRÓPRIA. Meu Deus….. meu Deus … um projecto está ganhar VIDA PRÓPRIA. mAS O QUE SIGNIFICA ESTA FRASE ? O que signifca um projecto estar a ganhar vida própria ????? Um projecto nada mais é do que um conjunto de actividades realizadas por uma entidade com um orçamento e prazo de execução. A este projecto a jornalista diz que o ministro disse que ‘o projecto” está a ganhar vida própria e que vem com contornos inovadores. “CONTORNOS”, ATENÇÃO. O PROJECTO QUE GANHOU VIDA PRÓPRIA, saiu da PRaia com seus próprios pés, nadou nadou nadou e está a chegar em S.Vicente não com INOVAÇÕES, não vem com inovação nenhhuma (ATENÇÃO ATENÇÃO) MAS … MAS … (SUSPENSE, Um RUFO DE TAMBORES) ESTÁ A CHEGAR ESTÁ A CHEGAR … eSTÁ A CHEGAR … COM … CONTORNOS DE INOVAÇÃO. Caso para Exclamar: Fi de cadon !!
    Só me resta uma dúvida : isto é noticia mesmo ou é publi-reportagem ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here