Comunidade da Salamansa recebe hoje “feira de parceiros” do ICCA

52
Foto: www.capeverdeislands.org

A população da aldeia piscatória da Salamansa terá esta tarde à sua disposição uma série de serviços públicos, que normalmente estão concentrados na cidade do Mindelo. A iniciativa está enquadrada no projecto Ida a Comunidade, promovido pelo ICCA em parceria com a Delegacia da Saúde, Delegação do Ministério da Educação, o Centro de Emprego e Formação Profissional, o ICIEG, a Verdefam, a Polícia Nacional, a Inspecção-Geral do Trabalho, Registo e Notariado e associações dessa comunidade. A ideia, segundo Jandir Oliveira, responsável do Instituto da Criança e do Adolescente em S. Vicente, é levar uma série de serviços que estão directamente ligados à protecção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“O ICCA é apenas um meio de denúncia da violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. São outros serviços que vão assegurar o respeito por esses direitos. Se uma criança precisa ter acesso aos estudos, essa incumbência é do ministério da Educação; se ela está doente é tratada nos serviços de saúde…”, ilustra Jandir Oliveira.

Enquadrada no mês da criança, a actividade visa disponibilizar apoios e recursos necessários para responderem às necessidades das famílias dessa comunidade distante da cidade do Mindelo. Durante as horas em que os técnicos das diferentes instituições estarão na Salamansa, vão fornecer informações importantes à população, fazer atendimento psico-social, registo de nascimentos e ainda recolher eventuais denúncias.

Desde 1 de Junho que o ICCA tem estado a realizar acções sociais para promover os direitos das crianças e dos adolescentes em S. Vicente. O programa, que começou com uma marcha alusiva ao dia da criança, prossegue na terça-feira com uma conversa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente com estudantes do Curso de Criminologia da Uni Mindelo, seguindo-se no dia 26 um curso de capacitação dos colaboradores do ICCA em combate a incêndio.

(Visited 99 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here