Conselho Ministro aprova resolução para resolver problemas dos navios abandonados na Baía do Porto Grande

253

O Conselho de Ministro aprovou uma resolução para resolver de forma definitiva o problema dos navios encalhados, fundeados e abandonados na Baía do Porto Grande em São Vicente. Curiosamente, esta decisão ocorreu um dia depois do Mindelinsite publicar uma reportagem sobre um navio de transporte de animais vivos que está há mais de oito meses nesta baía e que está em situação de risco eminente de acidente.

O Projecto de Resolução cria uma estrutura cujo objectivo é elaborar um plano de acção concreta e imediata para resolver os problemas causados por esses navios no Porto Grande, explicou o ministro da Presidência do Conselho de Ministro, Fernando Elísio Freire. “Estes navios abandonados representam uma situação complicada para o Porto Grande. Ao longo dos anos, têm criado problemas ambientais à navegação e afectado a imagem da Baía. O Governo quer resolver esta situação imediatamente”, afirmou.

A estrutura ainda na forja será liderada pela Capitania dos Portos de Barlavento, e integrada pelos Comandos da Polícia Marítima e da Guarda Costeira, pela Enapor, pelo Instituto Nacional de Gestão do Território, pelos ministérios das Finanças e da Economia Marítima, e ainda pela Câmara Municipal de São Vicente.

Terá como missão, em um mês, “criar um plano de acção em termos operacionais e financeiros” para que a situação seja resolvida o mais rápido possível. Fernando Elísio Freire acredita que, com isso, o Governo de Cabo Verde está a dar um passo importante para se resolver um dos grandes problemas da Baía do Porto Grande e permitir que tenha condições e espaço para acolher o futuro porto de cruzeiros.

(Visited 425 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here