Crianças com necessidades especiais celebram o seu dia na Praça Nhô Roque

9

Celebra-se esta terça-feira, 03 de Dezembro, o Dia Internacional de Pessoas com Deficiência. A efeméride esta a ser assinalada em São Vicente com actividades para sensibilizar a comunidade e para dar mais visibilidades as crianças com necessidades especiais e mostrar aquilo que são capazes de fazer na Praça Nhô Roque.

Vão permanecer neste espaço até as 18 horas, a equipa multidisciplinar de apoio a educação inclusiva em São Vicente, o Centro de Apoio a Criança com Vulnerabilidade Especiais, a Associação de Deficientes Físicos. E ainda o Centro Hípico do Mindelo, que está a fazer um trabalho integrado, junto com a Delegacia de Saúde, com crianças com necessidades especificas. 

“Vamos ter brincadeiras e jogos, mas trouxemos outras actividades, nomeadamente o circuito do desporto, que vai estar a cargo de voluntários e estagiários da equipa multidisciplinar para educação inclusiva. Estes são formados em Educação Física, Educação Artística e Psicomotricidade e estão neste momento a fazer estagio profissional na equipa multidisciplinar”, explica o coordenador da equipa multidisciplinar, Jeremias Fernandes.  

A falta de especialistas para atender as crianças com deficiências é aliás um dos principais constrangimentos da equipa. Segundo este responsável, neste momento têm apenas duas especialidades: Pedagogia e Psicologia. Felizmente, contam com apoio de três estagiários formados em Educação Física e Artística, e Ciências de Educação. “Mas estamos expectantes porque, de acordo com o Caderno de Orientações, até dezembro teremos a lei de inclusão. Acreditamos que, com a lei, teremos mais especialistas.”

Jeremia Fernandes destaque ainda as ajudas, a titulo pessoal, de uma neuropsicóloga e de fonoaudiólogos  que trabalham no Hospital Baptista de Sousa e na Delegacia de Saúde de S. Vicente. Este defende, no entanto, a necessidade de se firmar parcerias institucionais com estes especialistas por forma a que as suas agendas de trabalho no hospital e DS permitam uma maior colaboração com a equipa multidisciplinar. 

De referir que, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a equipa convidou as escolas e o pré-escolar da ilha de S. Vicente para participar das actividades, junto com as crianças com deficiências, pais e/ou encarregados de educação. Estes vão permanecer na Praça Nhô Roque consoante o seu período lectivo, ou seja, manha e tarde. Já as do Santa Clara e do Centro de Apoio à Criança com Vulnerabilidade Especial permanecerão no espaço a tempo inteiro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here