Crianças da Escola de Chã de Cemitério recolhem lixo na Cova de Inglesa

391

Cerca de 80 crianças da 3ª e 4ª classe da Escola de Chã de Cemitério participaram esta sexta-feira em uma campanha de limpeza na praia de Cova de Inglesa, em São Vicente. Em duas horas, estas crianças conseguiram recolher mais de 10 sacos de 50 quilos de lixos, entre latas, garrafas e plásticos, segundo a professora Fernanda Andrade, que destaca ainda uma mudança comportamento destas crianças em relação a própria escola.

Esta campanha de limpeza, diz esta nossa interlocutora, ocorreu no quadro de um projecto intitulado “Escola Amiga do Ambiente”, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano lectivo. “Como Junho é o mês da Criança e do Ambiente decidimos encerrar as nossas actividades com uma campanha de limpeza na Cova de Inglesa, que é uma praia frequentada pela maioria dos nossos alunos. Entendemos que esta é também uma forma de sensibilizarmos a população para ter mais cuidado com o lixo e não sujar o ambiente”.

Fernando acredita que ao envolver as crianças está-se a incutir nelas, desde cedo, o habito de não sujar e, quando forem para a praia, terão a preocupação de não deitar lixo no chão e de recolher tudo o que encontrarem. “Falamos sobre a importância de cuidarmos do nosso ambiente na sala de aula e fizemos algumas visitas de estudo. Com esta campanha colocamos em pratica tudo aquilo que temos vindo a falar”, explica a docente, realçando que esta campanha contou ainda com a participação dos professores, a coordenadora e dois encarregados de educação.

A Câmara de São Vicente, parceira da Escola de Chã de Cemitério, também se associou a iniciativa. Disponibilizou os equipamentos e fez a recolha do lixo, enquanto que a Delegacia de Saúde facultou as luvas e boquilhas aos participantes. Para Fernanda Andrade, que se mostrava agradavelmente surpreendida com o entusiasmo das crianças, esta campanha representará, sem dúvida, uma mudança de atitude em relação ao ambiente.

“As crianças são os principais vectores de informação. Vão levar as informações para a escola, para a casa e para a vida. Vão falar com os seus amiguinhos, com os pais e com outras pessoas da importância de se preservar o ambiente. Acredito que, doravante, vão fazer mais para proteger e preservar o meio ambiente”, comemora esta docente.

Ainda neste quadro, refira-se, têm agendado para o dia 28 uma nova campanha de limpeza a volta da sua escola, em Chã de Cemitério. Por causa do envolvimento e sucesso da iniciativa, a direcção deste estabelecimento de ensino equaciona retomar o projecto no próximo ano lectivo.

Constânça de Pina

(Visited 746 times, 1 visits today)

2 COMENTÁRIOS

  1. É do pequeno que se torce o pepino essas crianças vão levar para casa, para os amigos ,para a vida uma nova atitude para com o ambiente mais ações do tipo devem ser levados a cabo na comunidade escolar

  2. Grande lição para os frequentadores dessa praia
    Com a atitude dessas crianças podiam passar a sujar menos
    Boa iniciativa Sra PROFESSORA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here