Democrata avança com pedido de “impeachment” de Trump

164

O congressista democrata Al Green avançou com um pedido de ‘impeachment’ do Presidente dos EUA na Câmara dos Representantes. Segundo o “The New York Times”, a medida ocorreu horas depois de a câmara baixa ter votado como racista o ataque de Donald Trump a quatro congressistas democratas. O Presidente sugeriu que estas voltassem para os seus locais de origem se não gostavam da direção que o país estava a tomar com a sua administração.

“Com as suas declarações, Trump expôs o alto cargo de Presidente dos EUA ao desprezo, ridículo, vergonha e descrédito, semeou discórdia entre o povo dos EUA, demonstrou ser incapaz de ser Presidente, traiu a confiança para manifesto prejuízo do povo e cometeu um delito grave no cargo”, justificou Green.

A Câmara dos Representantes está agora obrigada a lidar com a resolução. De acordo com os regulamentos, a liderança democrata pode decidir arquivar os artigos de destituição presidencial apresentados, suspendendo-os por agora e arriscando as críticas da base liberal do partido, pode encaminhá-los para a comissão judiciária para possível consideração ou então pode permitir que a votação decorra. Se a liderança nada fizer, Al Green poderá forçar uma votação dos artigos que apresentou em dois dias legislativos.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, foi cautelosa nas declarações aos jornalistas sobre o que decidirá fazer. Contudo, a liderança democrata disse ao “Washington Post” que Pelosi provavelmente encaminhará os artigos para a comissão judiciária ou arquivá-los-á, apesar de poder causar grande discordância entre as bases do Partido Democrata.

Antes da apresentação dos artigos de ‘impeachment’ por Al Green, o democrata Cedric Richmond disse à CNN: “Bom, se ele o fizer, vou votar a favor. Se eu acho que é a coisa mais estratégica agora, sem um plano… Quem sabe?”. O líder da maioria democrata, Steny Hoyer, afirmou, por sua vez, que não iria “desencorajar” o congressista. “Ele tem de fazer o que pensa ser certo. Ainda não discutimos como reagir a isto”, acrescentou.

Não é a primeira vez que Green tenta fazer avançar um processo de ‘impeachment’ contra Trump. Em dezembro de 2017 e no mês seguinte, fez o mesmo mas, nas duas vezes, as propostas foram arquivadas pela Câmara dos Representantes, então ainda controlada pelo Partido Republicano.

Apesar da relutância de alguns dos seus colegas de partido, o congressista democrata considera que destituir Trump é uma obrigação. “Acredito que se não o fizermos, o Presidente irá apenas intensificar o seu comportamento desagradável. Pareceu-me que devíamos trazer estes artigos à Câmara dos Representantes para que pudéssemos não apenas condená-lo mas também destitui-lo para que ele perceba que há alguns limites”, explicou à CNN.

A câmara baixa do Congresso já tinha votado a favor de uma resolução que denunciava os “recentes comentários racistas” de Trump. A proposta obteve 240 votos a favor e 187 votos contra. Além dos democratas, quatro republicanos votaram a favor da resolução – Will Hurd, Brian Fitzpatrick, Fred Upton e Susan Brooks –, assim como o independente Justin Amash.

Em causa estavam declarações de Trump no Twitter, que no domingo mandou quatro congressistas democratas “voltarem para as terras de onde vieram”. O comentário era dirigido a Alexandria Ocasio-Cortez, Ilhan Omar, Ayanna Pressley e Rashida Tlaib. Das quatro visadas pelo presidente apenas Omar não nasceu nos EUA. O quarteto tem algumas divergências com a colega de partido e presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

C/Expresso.pt

(Visited 299 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

  1. .. curiosamente todos os opositores aos Gov .corruptos terminar sus vida na America !!!!!! P/ E a luta ? R/ bem obrigado . Recapitulando esses opositores deixam a atras seu povo ,sim!! .
    Olha o Presidente Lula podia fugir e não enfrentar uma injustiça ,mais não fez , fico a enfrentar o mal : a ELITE .
    De modo que não tem racismo as palavras de Trump ,e’ uma grande verdade a responsabilidade de lutar em nossos passes não se transfere ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here