Deputados do PAICV pedem ao Governo para reforçar a sua intervenção social em São Vicente

44

Os deputados do PAICV pelo círculo eleitoral de São Vicente pediram hoje ao Governo para reforçar a sua intervenção na ilha, dotando as instituições de solidariedade de recursos humanos e financeiros para poderem dar respostas às necessidades sociais básicas que crescem devido a elevada taxa de desemprego. Defenderam ainda a necessidade de se regionalizar os orçamentos para que as instituições de cariz social tenham mais autonomia para intervir.

O por-tavoz dos deputados, Manuel Inocêncio, disse que durante uma visita às instituições do Estado voltadas para a solidariedade social puderam constatar que, apesar de estarem dotadas de equipas motivadas, dedicadas e capazes, queixam-se da falta de recursos humanos e financeiros para desempenharem as suas funções junto das famílias e das comunidades.

O nosso apelo ao Governo é para reforçar as equipas para uma actuação consistente junto das famílias e das comunidades porque as equipas com limitações não têm essa capacidade. As acções de solidariedade social só são eficazes quando são dirigidas directamente às famílias e às comunidades”, pediu esse eleito nacional.

Segundo o político, poucos recursos destinados à solidariedade chegam a São Vicente e, por causa da dependência das instituições centrais, os serviços desconcentrados não conseguem fazer uma intervenção consistente. Para mudar este rumo defende que “é altura de se regionalizar os orçamentos para que esses serviços tenham mais autonomia para gerir e cumprir a sua missão”. Manuel Inocêncio pediu ainda ao Executivo que preste mais atenção à ilha de São Vicente, tal como vem prometendo nos discursos.

Carina David

(Visited 64 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here