Dia do Pescador: Apesc e INDP assinam protocolo para futuros trabalhos conjuntos

86

O Dia Nacional do Pescador, assinalado hoje, 05 de Fevereiro, foi celebrado em São Vicente com assinatura de protocolo entre a Associação de Armadores de Pesca (Apesc) e o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Pesca (INDP). Esta cooperação vai permitir às duas instituições desempenharem actividades em conjunto, de forma a aproveitarem melhor os recursos humanos, infra-estruturas e equipamentos.

A nova parceria vai permitir às duas instituições elaborar programas, projectos e planos de acções conjuntos, bem como procurar financiamentos, gestão partilhada de infra-estruturas e equipamentos, formação e recolha, tratamento e divulgação de estatística socioeconómicas. Ainda: auxiliarem-se em áreas biológicas, oceanográficas, de pesquisa e aquícola.

O documento foi rubricado pela presidente do INDP, Osvaldina Silva, e pelo representante da Apesc, Suzano Vicente, na sequência de uma visita guiada ao Centro Oceanográfico do Mindelo e da abertura oficial do Workshop, feita pelo ministro da economia marítima José Gonçalves.

“Juntos por uma pesca sustentável”

A pesca sustentável foi o lema das actividades em comemoração ao dia do homem do mar. Na presença de armadores de pesca, pescadores, peixeiras e outras individualidades, o ministro da Economia Marítima prometeu um futuro mais previsível a estes profissionais. No seu discurso, José Gonçalves disse que o Governo está em contacto com o Instituto Nacional de Previdência Social para acertarem a melhor forma destes profissionais passarem a descontar para uma pensão digna no final da carreira.

Neste dia, assim como o Ministro, o representante da Apesc lembrou que o mais importante é os pescadores priorizarem a segurança, tanto das suas embarcações, como das suas vidas, sendo esta “uma profissão de maior risco”. Para isso o Governo promete trabalhar com as associações pesqueiras do país para as ajudar a melhorar as condições, mas também para driblar os problemas como falta de peixe, arrastadores e gelo.

Entre outras actividades, o programa de comemoração engloba uma conversa aberta “Pesca e os Caminhos para a Sustentabilidade”, um almoço convívio com os pescadores e peixeiras, e animação musical.

Sidneia Newton (estagiária)

(Visited 123 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here