Direcção da Escola Industrial e Comercial do Mindelo demite-se: professores ameaçam paralisar aulas

8143

Os professores da Escola Industrial e Comercial do Mindelo ponderam paralisar as aulas esta Sexta-feira em solidariedade com a direcção da escola, que se demitiu em bloco no início desta semana. Em causa está um conflito entre o director José Pedro Dias e o Ministério da Educação, que alegadamente o desautorizou à frente de uma encarregada de educação, ao obrigar-lhe a matricular um aluno de 21 anos no 12º ano, mas que tem um histórico de violência e consumo de estupefacientes naquele recinto escolar. Além disso, tudo indica que esse jovem já perdeu direito à matrícula especial, pois esta seria a terceira oportunidade.

Conforme Mindelinsite pôde apurar, a demissão do corpo directivo da EICM foi motivada por um desentendimento entre o José Pedro Dias e a mãe do aluno, que terá pedido satisfações ao director da escola por este ter-se recusado a matricular o discente que, além de ser repetente, é tido pela classe docente como um indivíduo violento e uma má influência para os demais colegas. Como se pode verificar a partir do pedido de demissão do director, a que este website teve acesso, a discussão aconteceu na presença da delegada do Ministério da Educação, Maria Helena Andrade, sem que ela pronunciasse uma única palavra. Antes pelo contrário, esta teria obrigado o responsável da Escola a aceitar a matrícula do aluno.

Na sequência dos últimos acontecimentos relacionados com a obrigatoriedade de aceitar a matrícula extraordinária de um aluno, e de ter sido humilhado pela mãe do referido aluno à frente da Delegada sem que ela pronunciasse uma só palavra, venho por este meio comunicar a todos os professores, comunidade educativa e demais a minha decisão de colocar o cargo de director do EICM à disposição,” lê-se numa nota assinada por José Pedro que chegou à nossa redacção. Pelo mesmo meio, o director demissionário faz questão de realçar que, devido a esses constrangimentos, não se sente protegido para continuar as funções.

A demissão foi aceite pela delegada do Ministério da Educação, conforme constatou este jornal electrónico numa carta assinada por Maria Helena Andrade. Entretanto, a responsável pediu que a actual direcção continue no cargo por alguns dias, até que possa encontrar um substituto. A delegada diz lamentar que José Pedro Dias não tenha entendido os seus motivos para dar ao aluno uma nova oportunidade e frisou que essa decisão não enfraquece a autonomia da direcção da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, já que foi uma medida que lhe coube enquanto responsável local do ME.

Andrade sustenta ainda que, apesar das denúncias, não há quaisquer provas documentais em relação ao mau comportamento do aluno. “Há erros processuais gravíssimos por parte do Conselho de Disciplina, pois, se um aluno apodera-se das chaves da escola e rouba os pertences dos colegas, como não há nada escrito?!”, questiona Maria Helena. Como a própria enfatiza, apesar de se estar perante acusações muito graves, o estudante nunca passou por um processo disciplinar. A mesma fez questão de reafirmar que o encontro entre a encarregada de educação, o aluno e a direcção da escola foi feito com o propósito de se clarificar os pontos e fazer com que o aluno assumisse perante todos a responsabilidade de respeitar as normas internas da escola, e não para humilhar o director.

O posicionamento da responsável do ME na ilha de São Vicente deixou a comunidade educativa insatisfeita. Para vários professores não restam dúvidas de que a direcção daquele estabelecimento foi desautorizada e humilhada. Por isso os docentes ponderam paralisar as aulas esta Sexta-feira, em solidariedade para com o corpo directivo. Entretanto, fontes do Mindelinsite garantem que a delegada já agendou um encontro de conciliação com o director dessa escola para o mesmo dia, por volta das onze da manhã. Apesar de abordados por Mindelinsite, tanto a delegada como o director da EICM não quiseram prestar esclarecimentos sobre esta polémica.

(Visited 8.607 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here