Doutorando em Ciência da Religião: Arlindo Rocha lança segundo livro académico no Brasil e quer trazer obras para Cabo Verde

344

Até o final de Abril, o estudante-bolseiro da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) Arlindo Rocha “Kula” conta colocar nas livrarias brasileiras e em plataformas online “Paradoxos da condição humana: grandeza e miséria como paradoxo fundamental em Blaise Pascal”, seu segundo livro, trabalho que resulta da adaptação da sua dissertação de Mestrado em Ciência da Religião na PUC-SP (2016). A obra, segundo esse universitário cabo-verdiano, versa sobre o pensamento do filósofo francês do século dezessete, uma pesquisa que visa ampliar a reflexão sobre a natureza humana, um dos aspectos que mais inquietou Blaise Pascal.

“O objetivo foi analisar a concepção paradoxal da natureza humana em sua dimensão existencial, como ser contraditório, enfatizando a relação dialética entre ‘grandeza e miséria’, e investigar a ideia de uma individualidade do homem que reconhece sua identidade. A análise desenvolvida girou em torno de conceitos teológicos, filosóficos e antropológicos que Pascal usou para redigir centenas de aforismos, que em 1670 foram organizados em um dos mais belos tratados sobre o homem, publicado ‘postumamente’, sob o título Pensées (Pensamentos)”, especifica Arlindo Rocha, que pretende publicar essa obra em Cabo Verde. Como diz esse ex-professor do Ensino Básico Integrado em S. Vicente, sua intenção é fazer com que a comunidade académica cabo-verdiana e o público possam ter acesso ao seu trabalho.

Ainda, segundo Arlindo Rocha, uma livraria já mostrou interesse em comercializar o livro Paradoxos da condição humana, mas chegaram à conclusão que o preço ficaria muito caro, se tiver que enviar os exemplares do Brasil. A opção será imprimir uma tiragem em Cabo Verde, mas ainda não tem uma data certa para materializar esse projecto.

Além de Paradoxos da condição humana, o escritor/pesquisador pretende também trazer ao mercado cabo-verdiano o “Entretextos”, seu primeiro livro lançado em 2017, que se debruça sobre a Filosofia Antiga, Ciência Política, Filosofia da Cultura, Filosofia da Linguagem e Religião. Esta publicação, registe-se, antecedeu “Aprendizagem na atualidade: dos saberes às práticas”, obra resultante da colaboração de vários pesquisadores e que visa disseminar o conhecimento através de acções educativas. Nela, Arlindo Rocha participa com o capitulo Modelos e práticas do Ensino Religioso e diversidade religiosa em sala de aula, no qual desenvolve uma discussão teórica a respeito do comportamento social e religioso. O intuito é promover a tolerância e o respeito pela diversidade/liberdade religiosa individual e colectiva.

Se tudo correr como previsto, Arlindo Rocha deverá colocar nas bancas mais uma publicação, esta intitulada “Religar-se”, relacionada igualmente com Ciência da Religião, Filosofia e Antropologia, que pode sair ainda este ano ou em 2020, o mais tardar. Mais um livro de carácter académico, também associado às suas pesquisas de doutorado.

“Enquanto bolseiro, uma das minhas atribuições é publicar artigos académicos e livros, o que tenho estado a fazer. Quero também dar o meu contributo em Cabo Verde como pesquisador”, salienta Arlindo Rocha, que, no entanto, não pensou publicar livros quando pisou o Brasil há exatamente sete anos. A ideia foi tomando corpo após criar um blog e passar a divulgar textos provenientes das suas pesquisas. Os trabalhos agradaram os internautas, que o desafiaram a publicá-los em livro. Daí ter nascido o Entretextos, a sua primeira obra.

O plano de Arlindo Rocha “Kula” é regressar a Cabo Verde e continuar a leccionar, agora no nível superior. Por isso está empenhado em conseguir o doutoramento. A elaboração da sua tese está a meio caminho e já no dia 29 de Maio será submetido a uma pré-avaliação (qualificação) por um júri, que avaliará se a estrutura da sua pesquisa está de acordo com os aspetos científicos e metodológicos para a finalização da sua tese de doutorado.  

Kim-zé Brito

(Visited 690 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here