É Carnaval, não levem à mal!

397

É Carnaval por isso “sem dskiv, nem gripe”, ou mesmo com a gripe que parece assolar a ilha com doses para todos. Eu já levei a minha parte, espero que não venha mais…

Dizia, é Carnaval e a cidade está deveras diferente. O burburim sobre os preparativos, os trabalhos dos grupos, a agitação comercial e de serviços que despontam na ilha, a vinda de emigrantes e turistas, a preparação da Cidade desta vez com outros contornos, nomeadamente asfalto novo em certas passagens, bancadas, trabalho de jardinagem para que as árvores não tragam percalços aos andores, enfim, um cuidado para continuar a dar o brilho ao melhor Carnaval deste país, que só perde no mundo para o do Rio de Janeiro… Mesmo assim tenho dúvidas. Não levem a mal, é Carnaval e a presunção do Mindelense é natural.

Uma grande novidade deste ano e que vale a pena parabenizar é mesmo a criação da liga dos grupos, ainda em fase incipiente, mas com sinais claros que pretende deveras valorizar o Carnaval como ele merece e não deixa-lo a mercê de venda a qualquer preço. Carnaval d’Soncente não tem preço, tem valor!

Nisto também será de todo justo parabenizar a CMSV pelo empenho que tem tido na valorização desta manifestação cultural. Tem apoiado, tem estado presente e tem feito a ponte para ultrapassar alguns constrangimentos. Neste quesito, tem feito o papel pelo qual foi eleita, embora ninguém possa dizer que fez tudo ou que está tudo perfeito. Congratula-se a atitude!

Dos grupos, a minha expectativa é a de sempre, que façam o melhor que podem e sabem, que deslumbrem a população de São Vicente e turistas, sobretudo aqueles vindos de dentro do país, que elevem o nome da ilha e o evento, que dignifiquem as bandeiras que defendem, que saibam dar show, calor, alegria e amor a Soncente! Felizmente é nesta parte que os Sanvicentinos podem dormir tranquilos: vai dar espectáculo!

Infelizmente, há os que também não gostam deste evento… O meu respeito a todos, mas é caso para dizer que, em tempo de “leite nacional”, estão a “dar let”. Se conseguissem meter num pacote de tetrapack seria bem-vindo na animação e concorreriam ao prémio Cacói.

A minha desconfiança é que no concurso ao prémio Cacói ainda teremos representação do “nosso leite”, um biberão do Estado, ou alguns “amigos” a apoiarem a manifestação para a descentralização do Carnaval para o centro do país. Se aparecerem correm o risco de não serem premiados… Demasiado subversivos e inteligentes para o nosso nível democrático (os melhores do mundo e arredores). Não deixarão de ter, certamente, aprovação popular.

Bem, de tão quente que promete estar as Ruas d’Morada, até o frio do Norte decidiu que vem aquecer-se por estas bandas. Pode vir que vai ser aquecido, ou no “sambódromo” da rua de Lisboa ou nas bancadas com um grogue de balói. Frio  não vai ficar de certeza. Quem tiver dúvidas que apareça.

É Carnaval, não me levem à mal, que seja real e que o bem continue a dominar o mal.

(Visited 426 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here