Escola Salesiana fala do ambiente com artes nas ruas de Morada

473

A Escola Salesiana de Artes e Ofícios apresentou na manhã de hoje nas ruas de morada um desfile grandioso, com o tema “Segue-me no ambiente com as artes”. Neste estabelecimento de ensino, conhecido por fomentar as várias vertentes das artes, as alas, constituídas por alunos da 1ª classe ao 12ª, reproduziam a flora e a fauna de Cabo Verde, mas também as diferentes formas de manifestação artísticas, desde música, dança, teatro, ilusionismo, ao som de uma música vibrante, letra de Jotacê.

Para preparar este desfile, foi criada uma comissão presidida pela professora Gabriela Brito, mas foi um trabalho colectivo, envolvendo docentes, alunos, país e encarregados de educação, mas também funcionários da própria escola, como faz questão de frisar a porta-voz da ESAO. “Tendo em conta o lema adoptado pelo Ministério da Educação, resolvemos juntar o ambiente e as artes. Entendemos que é preciso dar uma atenção especial ao ambiente, mas também desenvolver as artes, sendo que na escola temos música (grupo coral) dança (escola de balé e grupos de dança moderna) e teatro (grupo teatral da ESAO)”, disse a professora Gabriela.

Para melhor trabalhar o tema, as alas formadas por alunos da 1ª a 4ª classe trajavam motivos marinhos e flora, as constituídas por alunos da 5ª e 6ª classe apresentaram-se de palhaços e bailarinos, enquanto as de 7º e 8º vieram de regentes, músicos e bailarinos. Os alunos de 9º a 12º representavam o ilusionismo. “O grupo de teatro vestiu-se de pintores e tínhamos o trio com cantores do nosso grupo coral. Enfim, foi um trabalho feito por todos”, reforça Gabriela, para quem o Carnaval foi também uma oportunidade para a escola mostrar um pouco daquilo que produz.

A música, entoada por um coro de mais de mil alunos e que ficou no ouvido das pessoas por onde o cortejo passava, tem a assinatura de Jotacê. Para dar ainda mais brilho ao desfile, algumas alas foram coreografadas por alunos. Antes da ESAO, a cidade foi envolvida pela Escola Portuguesa do Mindelo, que também trouxe como tema o ambiente, mais precisamente o ambiente marinho.

Constânça de Pina

(Visited 773 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here