Estado de Cabo Verde passa a controlar 89,79% da Caixa Económica

409

O Governo e a sociedade macaense Geocapital de Stanley Ho e Ferro Ribeiro assinam na tarde de hoje o contrato de compra e venda dos 22,44 por cento de acções que esta empresa detinha na Caixa Económica de Cabo Verde. Com esta compra o Estado de Cabo Verde passa a controlar 89,79 por cento deste banco, uma iniciativa que o Governo explica enquadrar-se no âmbito de transformar Cabo Verde num país plataforma de investimentos.

O anúncio da venda da totalidade das acções que a Geocapital, a segunda maior acionista, detinha na Caixa foi feito em Dezembro do ano passado. Em um comunicado tornado público, a Caixa informação os demais accionistas que esta a Geocapital Sociedade de Gestão de Participação, detentora de 381.904 acções, tinha-lhe comunicado a sua intenção de vender, através da Bolsa, a sua participação no capital social da instituição.

A intenção de abandonar a Caixa aconteceu após o Estado reforçar a sua presença no seu capital com a entrada do Instituto Nacional de Previdência Social, tornando-se o maior acionista deste banco com 657.200 acções, representando 47,21 por cento do capital. Com a assinatura hoje do contrato de compra e venda, a Geocapital saí do sistema financeiro cabo-verdiano, cerca de uma década depois de ter comprado a participação ao Montepio.

Á revista Ponto Final do Macau, a administração desta empresa macaense fez um balanço positivo da aposta feita, dizendo ter “contribuído decisivamente para um conjunto de orientações estratégicas que conduziram a Caixa num processo gradual de transformação que proporcionaram um crescimento muito sustentado e permitiram a sua afirmação como banco líder em alguns dos indicadores no sistema financeiro.”

A verdade é que, com esta compra a estrutura societária desta instituição financeira altera-se, com o INPS a deter 47,21 por cento das acções, o Estado de Cabo Verde 27,44 por cento, os Correios 15,1 por cento e trabalhadores e outros 10,21 por cento. Significa que o Estado, em conjunto com as duas empresas públicas, controla 89,79 por cento do capital da Caixa Económica.

CP

(Visited 622 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here