Exposição “Meridiano dos Ofícios” é tema de Conversas Cruzadas no CNAD

53

A exposição “Meridiano dos Ofícios” do artesão Albertino Silva é tema de mais um ciclo de “Conversas Cruzadas” que acontece esta Sexta-feira, 2 de Março, no Centro Nacional de Artesanato e Design(CNAD), no Mindelo. Este ciclo de conversas vai colocar no mesmo espaço Albertino Silva, a designer Anaika Bettencourt e o artista plástico Bento Oliveira para que, a partir da exposição, possam cruzar e partilhar métodos de trabalho, técnicas e saber fazer e transmitir as suas experiências para os estudantes, aprendizes das artes e o público em geral.

A exposição “Meridiano dos ofícios”, que tem a chancelaria do (CNAD), é uma mostra que lança um olhar sobre o trabalho de Albertino Silva, mestre artesão que, na convergência plástica e poética da materialidade da pedra e do metal, encontra uma via para expressar a sua dimensão estética e criativa. Através da sua arte, Albertino retrata a essência das coisas simples – a vida quotidiana e a natureza.

Normalmente eu uso as formas naturais que as pedras têm, para fazer a montagem. Invento as minhas histórias e penso que todas as pedras têm uma história, portanto tento descobrir essa história, ou parte dela”, declara o artesão.

Segudo o CNAD, essa exposição é composta por obras que revelam memórias de um povo que se forjou no fazer artesanal – que em tudo se faz presente – das casas de tambor aos brinquedos de lata. Igualmente traduz o percurso e vivência deste mestre-artesão e a sua constante procura de estórias na matéria à espera de serem reveladas e partilhadas.

Carina David

(Visited 58 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here