Faleceu o artesão mindelense Jorge “Djoy” Soares

5124

Faleceu esta Sexta-feira, 23, em São Vicente o artesão Djoy Soares. A notícia da morte deste artista mindelense surpreendeu várias pessoas. É que Djoy era bastante conhecido na ilha, principalmente por ter um atelier no Centro Social da Ribeira Bote, onde fazia peças utilitárias de barro, trabalho esse que desenvolvia há 20 anos. Djoy era também um membro activo da Associação Mornajazz.

Numa entrevista ao Mindelinsite em Julho do ano passado, este homem da cultura mindelense contava que começou a trabalhar como artesão desde os 13 anos. Uma arte que também passou para o filho .”Ele sempre me acompanhou mesmo quando andava na escola e neste momento eu sinto que ele é meu companheiro. Trabalhamos em parceria. Há algumas áreas que ele domina melhor, mas conjugamos os esforços”, acrescenta.

O atelier na Ribeira Bote era o projecto de vida deste artesão, que se orgulhava do seu labor. O espaço é um dos locais abrangido pelo roteiro de turismo comunitário, organizado por uma associação local. Graças a esta iniciativa, Djoy recebi grupos de turistas no seu atelier. As suas peças são conhecidas em São Vicente, nas restantes ilhas e além-fronteiras. Por causa disso, era frequentemente requisitado para fazer trabalhos para eventos como o Feastival Kavala Fresk e a Feira URDI, na qual participou como expositor.

Carina David

(Visited 5.387 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here