Festival da Juventude dedicado aos 140 anos da cidade do Mindelo

417

O Festival da Juventude, que acontece este final de semana em São Vicente, integra um leque de actividades que, durante este mês de Abril, vão assinalar os 140 anos da cidade, com destaque para o desporto, música e formações direccionadas aos jovens. Nesta edição, o certame regressa à Lajinha, para “dar uma atenção especial à cidade aniversariante, Mindelo”, explica a vereadora de Cultura da Câmara Municipal de São Vicente.

Segundo Solange Neves, o programa, que arrancou desde o dia 03 de Abril, vai alongar por todo este mês, com ênfase nas duas primeiras semanas para o desporto. “Tivemos natação, vólei de praia, ténis, futebol, de entre outros. Amanhã, quinta-feira, iremos ter as meias-finais e, na sexta-feira, 12, a final destas provas desportivas. No mesmo dia, inicia o festival da Juventude. Assim, teremos a partir das 20 horas, Carmen Silva & Novas Vozes, Roots Rockin Mindelo, Willian Araújo & Banda, Elly Paris, Kiddye Bonz & Bachart. No sábado, no período de tarde, teremos uma aula de zumba com Paula Oliveira, que residiu muitos anos em Angola. Á noite, o palco é de Tiago Silva &Banda, Hilário Silva & Fattu Djakité, Jorge Neto e Constantino Cardoso”.

No domingo, dia do aniversário da Cidade, haverá uma actuação da Banda Municipal em frente a CMSV a partir das 14 horas, Coral da Escola Jorge Barbosa e demonstração do carnaval. “Escolhemos o Carnaval porque esta é uma cidade cultural e este é o nosso ponto forte. Haverá uma demonstração com elementos de todos os grupos. São eles que vão receber os convidados para a sessão solene que acontecerá a partir das 17 horas e que será presidido pelo Primeiro-ministro. À noite teremos show na Lajinha com Zeca Pagodinho.”

Do programa constam também duas formações, uma de mesa e bar e outra de fotografia, design gráfico e impressão, direccionados aos jovens. Estas formações serão ministradas por Amílcar Tavares (Dokas) e César Costa (Costa & Costa). O primeiro terá 15 horas de teoria, 15 horas de prática e 20 horas de estágio. O segundo terá duração de 30 horas, mais estágio.

De acordo com a vereadora, estas formações são para incentivar os jovens, mas também para as desenvolver as habilidades, principalmente a de mesa e bar. “Neste momento temos vários projectos para São Vicente, principalmente a nível do turismo. Se queremos um serviço de qualidade, temos de apostar na formação dos nossos jovens”, justificou.

Já no quadro da “Cidade Saudável”, foram programados uma sensibilização para os reclusos da Cadeia da Ribeirinha em São Vicente esta quarta-feira, a partir das 14 horas. Do programa consta ainda uma exposição no edifício do Madeiral e doação de plantas ornamentais.

Constânça de Pina

(Visited 558 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here