Filme “O Bêbado”, do sãovicentino Ivanildo da Luz, abre Festin em Lisboa

999

O Filme “O Bêbado”, baseado num texto da autoria do sãovicentino Ivanildo da Luz, foi escolhido para abrir a 9ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin). O evento que acontece até esta terça-feira no o cinema São Jorge, de Lisboa, teve como eixo central a produção cultural lusófona.

Em competição estiveram nove longa-metragens de ficção, nove documentários e 16 curtas. Entre as exibições esteve “ O Bêbado”, que retrata a vivência de um jovem (interpretado pelo actor Ailton da Cruz) sob efeito do alcoolismo, um flagelo que se tornou um problema de saúde pública e que tem afectado vários jovens em Cabo Verde, principalmente em São Vicente.

É uma enorme alegria estrear um festival com uma sala com muita gente e ver que foi a única curta exibida e avaliada por grandes cineastas de Portugal e de outros países que estiveram presentes”, disse Ivanildo da Luz, que também destaca o trabalho do realizador Nelson Custódio, do actor Ailton Cruz e de toda a equipa que participou na montagem deste filme que, antes de cruzar o Atlântico para ser exibido no FESTin, foi apresentado nos festivais nacionais Oiá e do Plateau.

Esta é a primeira estreia deste jovem escritor no mundo cinematográfico. Um trabalho que, diz, contou apenas com a ajuda de amigos, criatividade do realizador e do actor. Mas Ivanildo da Luz não pretende parar por aí. Enquanto espera para o lançamento do seu quarto romance “Amor Implacável”, já está a escrever uma peça teatral. “Tenho estudado grandes dramaturgos e com certeza vou dar o meu melhor”, garante.

Para além da produção lusófona, o FESTin dedicou-se também ao cinema brasileiro. Nesta edição trouxe como novidade a extensão da programação aos países de línguas derivadas do Latim.

(Visited 1.168 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here