“Fusion Food Bô Ilha”, o restaurante onde Cabo Verde está em cada mesa

1024

Unir Cabo Verde no mesmo espaço gastronómico foi o conceito que levou Bruno Dias a lançar em S. Vicente a lanchonete-restaurante Fusion Food Bô Ilha há pouco mais de um ano. Além de apresentar os pratos tradicionais do arquipélago, o empreendimento, segundo o proprietário, foi concebido para mostrar que Cabo Verde é um país uno formado por ilhas, em contraponto com a ideia de “pedaço” um território independente. “Já viajei pelas ilhas, trabalhei fora de S. Vicente, e ouvi por diversas vezes a expressão ‘ba pa bô ilha’, uma atitude que divide em vez de unir. Somos um país, que é formado por ilhas. E cada ilha pertence a todos os cabo-verdianos”, frisa esse cozinheiro.

Movido por esse princípio, Bruno Dias pegou na expressão “Bô Ilha” para baptizar o seu espaço comercial. Além disso construiu as mesas com base nos traçados de cada ilha. Na parede ainda desenhou um mapa completo do arquipélago.

Abrir um negócio próprio em S. Vicente é um sonho que Bruno Dias acalenta há mais de 20 anos. Como conta, passou 26 anos na Boa Vista, onde ganhou experiência na cozinha e no atendimento público, mas sempre com a ideia de regressar e montar o seu próprio restaurante. Esse sonho tornou-se realidade há coisa de um ano com o restaurante Bô Ilha Fusion Food, situado em Fonte Cônego, num prédio contíguo à Caixa Económica. “Aqui fazemos uma fusão dos pratos tradicionais. Quis apostar no tradicional porque há muita gente que ainda gosta de degustar um ‘funguim’, ‘fedjoss’, ‘cuscuz, etc. Sei que muitos emigrantes procuram locais onde possam saborear estes e outros aperitivos típicos da terra e uma catxupa guizada. Apostamos nesse segmento, mas não nos limitamos ao tradicional”, informa Bruno Dias.

“Bô Ilha” funciona das oito horas à meia-noite. Além dos pratos servidos directamente ao cliente, o restaurante está preparado para prestar serviço fora, como por exemplo coffee-brake de eventos. Apesar de o mercado mindelense da restauração estar saturado, Bruno Dias acredita no sucesso do seu empreendimento, através da qualidade do serviço, aliado à oferta de produtos tradicionais. Isto sem contar com a localização do restaurante, relativamente próxima do centro da cidade do Mindelo, num ambiente onde o cliente pode apreciar o seu prato ao som da música cabo-verdiana.

(Visited 2.987 times, 1 visits today)

2 COMENTÁRIOS

  1. Força nha irmao ,ora fla na homen com H grande e BO,continua esmpre focod na bus objectivs .bo irmao NANDO PIRES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here