Homens do mar unem-se para formar grupo Convivência

138

Convivência é uma banda musical formada por pessoas comuns que se uniram por amor à música. A ideia partiu do estivador Jorge (Djodje Brumedje) que convidou outro colega conhecido por Praticante, os dois pescadores, Ricardo e o Tej, e o pedreiro Bento, que é pedreiro, para formar o grupo. A aventura começou há um ano e hoje Convivência é responsável por animar barzinhos da baixa de Mindelo, mas também a Rua d’Praia, lugar onde quase que diariamente de violão ao peito os cinco elementos divertem a malta que trabalha na faina marítima.

Formamos este grupo com pessoas ligadas ao mar. Temos dois pescadores que são Ricardo e o Tej, o Praticante eu somos estivadores. Somente o Bento que é pedreiro. No ano passado organizamos e apresentamos um espectáculo no Museu do Mar e partir daí nunca mais paramos”, conta o idealizador do grupo Djodje Brumedje.

Por terem uma relação de perto com o mar, o repertório do grupo também gira à volta da morna, através da qual conseguem retratá-lo dele, retratando-o muitas vezes com gratidão, outras com temor, mágoa e saudade. Mas também há sempre lugar para uma coladeira, uma balada, um funaná e um Colá San Jon. “Apesar de gostarmos muito da morna, cantamos de tudo um pouco. Até tenho composições próprias”, explica o estivador, cuja mulher e filha também trabalham como peixeiras.

Um das vozes deste grupo é o Tej, pescador bem conhecido na Rua d’ Praia não só pela sua experiência no mar, mas também pela sua voz melodiosa com que presenteia constantemente os colegas quase constantemente com músicas do saudoso Bana. Tanto assim é que há três anos Tej ganhou uma homenagem do Ministério da Cultura por ser um dos são-vicentinos que ao seu jeito tem contribuído para a cultura cabo-verdiana.

Além do pescador quase todos os integrantes do grupo cantam e tocam violão. E quando a banda chega na Rua d´Praia toda atenção volta para eles. Embebidos pela música do grupo Convivência por vezes pescadores esqueçam-se de ir à faixa e peixeira deixam-se levar no embalo da morna deste grupo que o mar e a música criaram.

CD

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here