I Congresso Universitário de São Vicente discute novos caminhos para o ensino superior

106

A Liga das Associações Académicas Universitárias de São Vicente (LAAUSV) promove, hoje e amanhã, no Liceu Velho, o primeiro congresso universitário de São Vicente, com vista a analisar, debater e planear novos caminhos para o ensino superior, tanto no Mindelo como em todo o país. Um espaço criado para debater questões relacionadas com o ensino superior e com os universitários e que advém da necessidade de a classe estudantil começar a envolver as universidades nos eventos académicos, segundo explica Eddy Cruz, presidente da LAAUSV.

Na perspectiva de Eddy Cruz, o associativismo e participação universitária em São Vicente ainda pode ser visto em dois lados distintos, dado que é mais fácil mobilizar pessoas para as actividades lúdicas do que para as académicas. “Nos torneios inter-universidades participam todas as instituições de ensino superior. Já em outras actividades académicas esse número diminui consideravelmente. Isso quer dizer que temos um trabalho duro pela frente na mudança de mentalidade. A vida universitária não se resume só em ir as aulas ou participar dos jogos e, neste sentido, eu acredito no potencial da liga e das associações”, explica Cruz que garante que se trata também de uma questão cultural e que o congresso de hoje representa um ponto de partida importante.

O congresso acontece hoje e amanhã e está dividido em vários painéis sobre associativismo universitário e liderança, desafios e importância do desporto universitário, desafios do ensino superior em Cabo Verde, empreendedorismo e uma conversa aberta sobre a relação do universitário com a cultura. Espera-se, segundo Eddy Cruz, sair desta experiência com conclusões, sugestões e projectos para ajudar no desenvolvimento universitário do país.

Natalina Andrade (Estagiária)

(Visited 161 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here