Inaugurada expo do Carnaval de SN – Grupos Metê-Metê e Tchá Contcê lotam Terreiro da Ribeira Brava

115
SONY DSC

Um dia antes dos desfiles oficiais do carnaval de São Nicolau, os grupos de animação Metê Mete e Tcha Contce levaram, mais uma vez, a população da vila ao rubro e lotaram o terreiro, ao som de batucada e com muita vibração. Mais uma amostra cultural, desta feita sem alas compostas dando liberdade e despertando a criatividade de cada integrante dos grupos.

 O Metê-Metê, da Vila, este ano prestou homenagem ao grupo oficial Copa Cabana, reproduzindo o seu primeiro andor, um avião. De resto, cada pessoa vestiu como quis, criando as suas próprias fantasias para brincar o carnaval. Por sua vez, o grupo Tchá Contcê trouxe como tema Sodade, representando a partida dos jovens de São Nicolau para as outras ilhas, principalmente a do Sal.

Com algumas horas de atraso, os grupos reuniram-se no terreiro por volta das 11h da noite. Este percalço não impediu, no entanto, que uma multidão os acompanhasse e se reunisse no centro da cidade onde, mais uma vez, provaram que em São Nicolau se vive o verdadeiro sentido do brincar carnaval. Todos juntos e misturados no mesmo espaço, com um propósito em comum: elevar a cultura da ilha e engrandecer ainda mais esta festa popular da ilha, onde a rivalidade fica de fora das ruelas estreitas e não existe barreira entre os grupos e o povo.

Amanhã desfilam as Baianas do Tarrafal, Stufano, entre outros grupos de animação, que abrem o palco para os desfiles dos grupos oficiais, Copa Cabana e Estrela Azul, que voltam ao terreiro pelo terceiro dia.

Exposição sobre Carnaval de São Nicolau

O dia ficou ainda marcado pela abertura da exposição “Comédia – História e Identidade do Carnava de São Nicolau”, patente na Biblioteca Municipal e enquadrada no programa do Entrudo 2019. O propósito é resgatar a história e origem do Carnaval, através da história dos pioneiros, que são os fundadores dos grupos Copa Cabana e Estrela Azul. O ano de 1980 é considerado o auge do Carnaval de São Nicolau e que tem reflexo ainda na actualidade, segundo o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Osvaldo Fonseca. “Esta época ficou marcada pelas duas marchas consagradas do Lucha Gonzaga, o ´alegremos os nossos corações´, do Copa Cabana e o ´Estrela Azul vai brilhar mais uma vez´. A música do Lucha Gonzaga, principalmente a do Copa Cabana, ficou eternizada na história do carnaval de São Nicolau e de Cabo Verde”, explica Osvaldo Fonseca. Da exposição fazem parte o histórico do carnaval de São Nicolau, biografias dos fundadores, fotografias e frases de personalidade que marcaram o evento.

A exposição foi promovida pelo colectivo da Casa da Cultura, em parceria com o SN Turismo, e estará patente até o dia 9 de Março na Biblioteca Municipal, dia em que acontece o enterro do carnaval na ilha. Depois será transferida e fixada na casa das artes da Ribeira Brava.

Natalina Andrade (Estagiária)

(Visited 235 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here