Irão diz-se pronto a “reagir a qualquer agressão” dos EUA

63

O Irão diz-se pronto a “reagir a qualquer agressão” dos Estados Unidos contra o país e garante que não vai “tolerar” qualquer violação do seu território. Em declarações à agência Tasnim, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país, Seyed Abbas Mousavi, assegurou que as decisões tomadas pelo Irão “não dependem” das acções dos EUA.

“Independentemente de qualquer decisão que eles tomem, não vamos permitir que o território da República Islâmica seja violado. Estamos prontos para combater todas as ameaças contra a integridade territorial da República do Irão. As nossas decisões não dependem das decisões deles e vamos reagir a qualquer agressão, quer se misture com ameaças ou não”, frisou.

As declarações do porta-voz do MN Estrangeiros iraniano surgem num momento em que aumenta a tensão entre o Irão e os Estados Unidos. Depois de, na semana passada, dois petroleiros norte-americanos terem sido atacados no golfo de Omã, os EUA culparam o Irão e até mostraram um vídeo   que supostamente mostraria a intervenção iraniana no ataque.

Na quinta-feira, o Irão abateu um drone militar dos EUA — e Donald Trump apressou-se a reagir, no Twitter Twitter: “O Irão cometeu um grande erro.” No próprio dia, o presidente reuniu-se na Casa Branca com os principais generais norte-americanos para avaliar a resposta a dar ao ataque.

Ontem, soube-se, Trump cancelou a retaliação 10 minutos antes de o ataque norte-americano ser lançado por considerar que não seria proporcional. Este explicou que o ataque dos EUA poderia matar 150 pessoas em três localizações diferentes, o que não seria proporcional ao abate de um drone não tripulado.

Oficiais iranianos lembraram, no dia do ataque, que as fronteiras do país são a “linha vermelha” e que “qualquer inimigo que viole estas fronteiras não voltará atrás”. O abate do drone que, segundo os iranianos, tinha violado o espaço aéreo do país foi um “sinal claro desta mensagem precisa”.

C/Agências Internacionais

(Visited 132 times, 1 visits today)

1 COMENTÁRIO

  1. Esses americanos andam a atacar os navios dos aliados, como se do Irão se tratasse … é o copy/paste da guerra do golfo em que atacaram o Iraque com base em provas fabricadas pelos EUA de WMD (Weapons of Mass Destruction), mas hoje a comunidade internacional está mais atenta e já viu que é mais uma artimanha dos EUA para poder ter legitimidade em atacar o Irão … o truque só funciona uma vez Trompa de Porco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here