IV Fórum Mundial da ICAO: Ministro Gonçalves vai mostrar avanços na aviação civil em Cabo Verde

140
Foto: www.ej.com.br

O Ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, desloca-se este Domingo à cidade brasileira de Fortaleza para participar no IV Fórum Mundial da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO). Este encontro, que tem como tema “Promovendo Investimentos para o Desenvolvimento da Aviação”, reúne todos os países membros da ICAO, altos responsáveis da aviação civil, dos transportes aéreos e infraestruturas, representantes das finanças, da economia e do turismo. O fórum está estruturado à volta de painéis interactivos e num formato baseado em resultados, através de debates e uma abordagem holística e transformadora. O propósito é criar um ambiente propício para maximizar os benefícios do sector da aviação com vista ao desenvolvimento dos Estados-membros e explorar formas de mobilizar recursos financeiros, priorizando a implementação de padrões e políticas globais da aviação internacional. Entre os objectivos do fórum, destacam-se o desenvolvimento das soluções para os desafios da evolução da aviação, com ênfase nas infraestruturas, investimentos e inovação. Preconiza ainda criar espaços para o engajamento e diálogo sobre planeamento e financiamento dos projectos relacionados com a aviação, em especial com a sua modernização e qualidade. Além disso, visa estabelecer um quadro de coordenação e uma parceria multilateral referentes aos transportes e desenvolvimento urbano, para além de melhorar a conectividade equilibrada e enfrentar os desafios para o crescimento do transporte aéreo na América Latina e Caribe.

O ministro José Gonçalves vai estar na quarta-feira, 19, no painel sobre o tema “Criação de Redes – Enquadramento para Transporte Aéreo Integrado e Planeamento Urbano”, junto com o vice-ministro dos Transportes da Malásia, Dato´Kamarudin Jaffar, o ministro da aviação do Gana, Kofi Adda, e de outros altos representantes presentes neste certame. Gonçalves vai apresentar os avanços conseguidos por Cabo Verde a nível da aviação civil.

A nível bilateral, o governante cabo-verdiano terá encontros com a Secretária-Geral da ICAO, Fang Liu, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil, Valter Casimiro, e ainda com o CEO da Agência dos Transportes do Canadá, Scott Streiner. Vai igualmente abordar com os seus pares a Conferência dos Ministros, que acontece em Março de 2019, no quadro do Mercado Único de Transportes Aéreos em África e da criação e promoção do hub aéreo na ilha do Sal.

(Visited 290 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here