Jorge Humberto canta de violão ao peito no CNAD

96

O músico e compositor Jorge Humberto dará um show na próxima Quarta-feira, dia 28, no Salão Nobre do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD), em frente à Praça Nova. O “poeta popular”, como é também conhecido, estará acompanhado do seu violão para mais um espectáculo integrado no projecto musical Ressonâncias.

Jorge Humberto é um criador de música de excelência. Através do seu percurso revelou temas que foram popularizados na voz de vários intérpretes cabo-verdianos. São composições que até hoje se destacam pela beleza indescritível ao mesmo tempo com toques de escaninho, por vezes inquietantes ou revoltantes mas também com doses de nostalgia e melancolia que adoçam os ouvidos. São casos de “Pidrinha de Soncent”, “Um oiob um consolá” “Mindel Berço”, “Cendê Luz” “Nha Refuge” , “Poder de ilusão” e tantos outras poesias em forma de música.

Nascido no Mindelo, Jorge Humberto começou a cantar ainda em criança. Fez formação musical na escola Salesiana, onde recebeu aulas de canto com o Padre Cristiano. Porém, foi na Rua da Luz e na mítica zona da Praça Estrela que diz ter desenvolvido, na altura, a sua personalidade musical.
As primeiras composições surgiam por altura da Independência, em 1975. Mas foi na década de ’80, do século passado, que começou a chamar a atenção do público no concurso “Todo Mundo Canta”. Em 1992, gravou em Portugal o seu primeiro disco, “Guentá”, depois “M’oiob um Consolá” (1994), e, dois anos mais tarde, em 1996, surge “Porto Experimental”.

Entretanto muda-se para França em 2005, onde no mesmo ano lança “Identidade”. Quatro anos mais tarde dá vida ao álbum de regresso às origens: “Ar de Nha Terra”, produzido na sua ilha Natal, São Vicente. Paralelamente, os concertos entre Cabo Verde e a Diáspora foram integrando de forma harmoniosa a sua carreira musical, tendo sempre a música tradicional como fonte de inspiração dos acordes e melodias que complementam a beleza das suas composições.

Ainda em 2014 gravou “Ar pure” e dois anos depois volta a brindar o público com “Nôv`Astral”, gravado novamente em São Vicente, terra onde despontou para a música. Jorge Humberto é considerado um dos grandes compositores de Cabo Verde com temas interpretados por grandes vozes da nossa música, como o saudoso Biús.

(Visited 122 times, 1 visits today)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here